Imagem: pessoas escrevendo no computador
Foto: reprodução

O artigo científico é um gênero textual que expõe a divulgação de uma pesquisa. Considerado um dos trabalhos acadêmicos mais difíceis pelos discentes, o artigo carrega consigo a marca da burocracia. Mas será que esta composição é realmente um suplício? Neste texto, mostraremos a importância do artigo científico na sociedade.

Como o artigo expõe uma pesquisa, ele, naturalmente, contribui com alguma área da ciência. Essa contribuição pode se dar na forma de um artigo de revisão ou um artigo original. O primeiro revisa algo que já está posto como leis e normas. Já o segundo analisa dados coletados pelo autor ou sua equipe, trazendo novas informações para temática tratada.

Muitas pessoas veem o artigo apenas como um trabalho chato da faculdade, entretanto grandes gênios de nossa humanidade começaram a expor suas ideias em artigos. Um exemplo é o cientista Alan Turing considerado o pai da computação. Turing começou a exibir suas ideias em artigos no período compreendido entre 1936 e 1938. Desse modo, o artigo se apresenta como um possível início de uma carreira acadêmica. Todavia, o início dessa carreira possui algumas particularidades. Uma dessas particularidades é o questionamento.

Leia também:  A dica de hoje é gratinado de Couve-Flor

Quando se produz um artigo é importante ter em mente que, possivelmente, haverá um questionamento. Pessoas escreverão contra as ideias contidas na pesquisa. Outras concordaram em parte. Nesse processo, o autor da pesquisa produzirá outros trabalhos. Dessa maneira, vai ser formando uma nova escola de pensamento, ampliando as discussões sobre o tema pesquisado.

Para divulgar um artigo científico temos duas formas básicas: revistas científicas e eventos acadêmicos. Hoje, a maioria das revistas científicas está disponível na internet. Assim, basta que o candidato se inscreva na categoria de autor e enviar seus trabalhos para serem avaliados. Já os eventos se dividem em muitas categorias como: congressos, seminários, colóquios, dentre outros. Basta que o candidato submeta seu trabalho para a apresentação de comunicação oral. Neste processo, envia-se em forma de artigo para ser avaliado.

Leia também:  Janaina Riva deve apresentar hoje pedido de afastamento de Taques por improbidade

Com propósito de que sua divulgação seja atrativa, é sempre interessante iniciar com um bom título. No caso, o título de artigo deve trazer itens que chamem atenção para a importância da pesquisa. É importante também realizar um bom resumo: conciso e preciso.

Os pesquisadores quando estão construindo suas pesquisas costumam ler diversos resumos de outros artigos de áreas afins. Neste aspecto, se o resumo estiver bem coerente, o artigo será lido e, poderá, ainda, ser citado. Quanto mais citado for um artigo, melhor para o cientista, pois assim sua pesquisa ganhará mais notoriedade.

A difusão de uma ideia científica é o que proporciona a humanidade rediscutir os caminhos de transformação do próprio planeta. Questionando, duvidando, retificando e ratificando os ideais da ciência, a sociedade participa de forma contundente da grande viagem que nos coloca na estrada do tempo: a evolução.

Leia também:  Mulheres são maioria com 52% do eleitorado em Rondonópolis

Quer saber mais sobre a composição de um artigo científico? Acesse: https://www.youtube.com/c/CaminhosdaLinguagem

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.