Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Saiba qual a melhor hora do dia para tomar café
SAúDE E BEM-ESTAR

Saiba qual a melhor hora do dia para tomar café

Se você ingere cafeína assim que acorda, considere repensar seus hábitos

Da redação com Exame Saúde
VIA

Imagem: cafecc81
Café é bom ou ruim assim que acordamos? | Foto: EyeEm/Getty Images

Mais de 85% da população norte-americana consome cafeína regularmente, e o café é a principal bebida ingerida com a substância. E esta também é a razão pela qual 40% dos cidadãos americanos não dormem o suficiente. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café, atrás apenas da população dos Estados Unidos, os brasileiros consumiram 1,7 milhão de toneladas do produto em 2017.

Um traço cultural em grande parte do Ocidente é tomar sua xícara de café nas primeiras horas da manhã, logo após acordar. Porém, de acordo com nutricionistas, se você quiser se sentir acordado e em alerta para realizar melhor suas tarefas durante a tarde, talvez não deva consumir cafeína tão cedo assim.

Ingerir café logo que acorda pode fazer com que você se sinta nervoso e agitado logo em seguida, mas bastante cansado algumas horas depois.

O que acontece no organismo

Quando despertamos, nosso organismo está produzindo elevadas doses de cortisol, o hormônio do estresse responsável por nos deixar ansiosos.

Se consumimos cafeína nesse período, os níveis de cortisol se tornam ainda mais altos, sendo até perigosos para pessoas naturalmente ansiosas. Mais tarde, quando tanto a cafeína quando o cortisol têm sua presença no sangue diminuídas, tendemos a sentir mais cansaço que o esperado.

A maneira mais fácil de se sentir disposto pela manhã é ter boas horas de sono na noite anterior. Além disso, você pode tomar seu café algumas horas depois do que faz normalmente.

Considere tomar café um pouco mais tarde

“Beba café quando seu corpo estiver produzindo menos cortisol”, recomenda Laura Cipullo, nutricionista e autora do livro The Women’s Health Body Clock Diet (“A Dieta do Relógio para um Corpo Feminino Saudável”, em tradução livre), em entrevista ao site CNBC.com. Ou seja, se você costuma acordar entre 6h e 8h da manhã, um bom horário para tomar café é entre 9h e 11h. Esta mudança deve ser feita aos poucos, caso você já tenha o hábito de ingerir cafeína logo ao despertar. Com uma transição repentina, o corpo pode ficar cansado de repente em tarefas como dirigir, por exemplo.

Já a nutricionista Melanie Dellinges defende que mais importante que o horário é a quantidade de cafeína que você consome, não devendo ultrapassar quatro xícaras por dia. Dellinges ressalta ainda a importância de cessar o consumo de café antes do fim da tarde, já que a substância pode atrapalhar o sono até seis horas antes após ingerida. Se você pretende dormir às 21h, por exemplo, não deveria tomar café depois das 15h.

Se ainda assim você precisa de um estímulo de cafeína, experimente uma xícara de chá preto, que contém a metade da quantidade de uma xícara de café, ou chá verde, que leva apenas um terço de cafeína em sua composição. Também não se esqueça de beber água, o que evitará que você se sinta lento, sem ameaçar sua rotina noturna.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas