O mundo da arte. Todos os dias surge um novo artista, um novo movimento. Há quem pense que esses novos movimentos aparecem do nada. Outros julgam ser apenas uma “modinha” que logo passa. Bom pode ser que alguns até sejam uma moda, mas será que toda manifestação artística surge do nada? Neste texto, iremos mostrar como surge um movimento artístico.

Para compreender a arte é interessante entender o artista. A pessoa que produz arte também é influenciado por diversos fatores como: aspectos religiosos, psicológicos, pedagógicos, sociais e econômicos. A partir desses fatores, o artista começa a enxergar a sociedade com um olhar mais sensível do que a maioria das pessoas. Dessa forma, ele traz uma visão artística dos acontecimentos que o envolvem no dia a dia.

Com o tempo, o nosso artista começa a encantar outros artistas que se identificam com a visão artística que ele tem do mundo. Com base nessa visão, inicia-se uma escola artística. Entenda escola artística não, simplesmente, como um local, mas sim como um grupo de artistas que comungam da mesma forma de pensamento, ideologia e uma maneira de produzir um específico tipo de arte.

Leia também:  Inscrições abertas para a 20ª Corrida "Homens do Mato" da Polícia Militar

Os alicerces da escola recém criada promovem o advento de movimentos artísticos amparados pela nova forma de se fazer arte. Nesse sentido, esses movimentos migram para diferentes áreas da arte como a música, a literatura e o cinema. Atingindo o público por diferentes caminhos, eclodem mentalidades nos consumidores dessas produções artísticas.

Começa a surgir, então, um movimento social influenciado por essa nova forma de ver o mundo. Este movimento proporciona uma série de fenômenos interativos como: a constituição de amizades ou de inimizades; namoros e casamentos, criação de sites e comunidades na internet; um estilo de vestir e de se comportar na sociedade, dentre outros. Desse modo, manifesta-se um ciclo bem curioso.

Leia também:  Suspeitos são presos embaixo de ponte da Dom Pedro 2

A sociedade influencia o artista. Este, por sua vez, fornece para a mesma sociedade uma visão artística do que ele vê. Diante dessa situação, o artista inicia a criação de um movimento de influência, o qual volta a influenciar a própria sociedade que o influenciou. Amparados por esse raciocínio vemos o tamanho da importância da expressão artística.

Mais do que uma forma de entretenimento, a arte devolve para o mundo uma nova forma de enxergar os fenômenos que nos rodeiam. Nesse aspecto, a arte realiza a mais importante tarefa no impulsionamento de qualquer sociedade: a inspiração.

Quantos construíram profissões, constituíram uma família e tomaram importantes decisões em suas vidas inspirados por alguma manifestação artística que apreciaram? Quantas nações tem em seus hinos nacionais a concepção de uma identidade que traz o orgulho pela terra natal? Quantas filosofias de vida foram fundadas em meio a muitas formas de arte?

Leia também:  Quadrilha desarticulada pela PJC era responsável por 70% dos roubos a residência na região metropolitana de Cuiabá

Sim. A arte possui um papel formidável em nosso mundo que não diz respeito apenas ao processo de encantamento provocado em quem a consome. Através de seus numerosos caminhos, a arte abastece de combustível nosso tanque de esperança e nos faz crer que vale apena reparar na beleza que este mundo nos proporciona.

Quer saber mais sobre os caminhos da arte? Acesse: https://www.youtube.com/c/CaminhosdaLinguagem

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.