Agora MT Mais Notícias Caminhos da linguagem Compreensão x interpretação de texto | Caminhos da Linguagem
MENSAGEM

Compreensão x interpretação de texto | Caminhos da Linguagem

Por Prosa Júnior
VIA

Imagem: pessoa lendo
Foto: reprodução

Um dos problemas mais frequentes nas aulas de português é a interpretação. Aliás, não é um problema exclusivo das aulas de língua portuguesa. Sem a capacidade de interpretação, não se consegue resolver problemas matemáticos nem extrair valiosas lições dos estudos históricos. Mas será que as pessoas sabem, realmente, o que é interpretação?

O que percebemos em nossa experiência docente é uma confusão a respeito dos conceitos de compreensão e interpretação. Esse equívoco gera uma lacuna em uma das competências do desenvolvimento intelectual das pessoas. Antes dos processos de compreensão e de interpretação, ocorre uma sucessão de atividades cognitivas na mente do indivíduo.

Quando uma pessoa está diante de uma mensagem ela tenta captar o significado contido utilizando um processo mental de percepção. Esse processo consiste na utilização de faculdades mentais para captar as mensagens que são absorvidas no nosso cotidiano.

Existem várias faculdades mentais que podem ser utilizadas para poder se captar o significado de algo. Podemos destacar a memória, a emoção, a intuição, o raciocínio e a empatia. Dependendo da situação, apenas uma dessas faculdades bastam. Já em outras circunstâncias, é necessário empregar diferentes faculdades para conseguir captar o significado de algo.

No momento em que conseguimos apreender os significados presentes nas mensagens, alcançamos o entendimento. Então, a capacidade de entender algo é quando usamos as nossas faculdades mentais para perceber as coisas.

Muitas vezes conseguimos entender alguns elementos que nos são apresentados. Todavia, nem sempre só o entendimento basta. Às vezes, é importante que saibamos mais do que, simplesmente, entender. O equação de 2º grau, por exemplo. Vamos supor que a pessoa já aprendeu como resolver tal conta, mas o que fazer a partir daí? Será que não seria pertinente saber mais sobre a famigerada equação?

Por exemplo, o que sabemos sobre a história da equação de 2º grau? Onde ela foi criada? Por que foi criada? Quem a criou? Ao responder tais questionamentos, entendemos a historicidade do elemento estudado, desse modo, podemos relacioná-lo com a nossa contemporaneidade.

Depois, podemos pensar sobre utilização dessa espécie de equação na sociedade. Como aplicamos a equação de 2º grau no nosso dia a dia? Em quais tarefas? Quais profissões lidariam com tal mecanismo matemático nos seus afazeres diários?

Por último, seria interessante refletirmos como a equação aqui discutida pode nos ajudar no nosso desenvolvimento pessoal. Qual capacidade podemos desenvolver ao resolver várias equações? Seria o raciocínio lógico? Ou seria outra capacidade?

Após conhecermos a história do elemento, sua aplicação na sociedade e o contexto pessoal de desenvolvimento que nos é proporcionado, expandimos nosso entendimento sobre o objeto de estudo. Quando ampliamos o entendimento que temos sobre algo, chegamos a compreensão do que nos é apresentado. Compreender é, portanto, o ato de ampliar o entendimento.

Contudo, por vezes, ficamos diante de mensagens ocultas que nos impossibilitam de executar até o entendimento, que dirá a compreensão. Esse tipo de mensagem exige um outra atitude. Isso é necessário, já que as palavras podem estar sem sentido ou pode ser algo muito alheio à realidade que estamos habituados.

Na situação mostrada acima, é importante conhecer quem escreveu o texto. Depois saber as condições que motivaram a criação de tal comunicação. Dessa forma, a mensagem deixa de ser oculta e se torna uma mensagem decifrada.

Quando fornecemos sentido para uma mensagem oculta, nos posicionando sobre o seu significado, executamos o processo mental de interpretação. Podemos dizer, então, que interpretar algo, nada mais é, do que decifrar uma mensagem que, aparentemente, estava oculta.

Existem muitas interpretações diferentes para uma mesma mensagem, entretanto nem toda interpretação está correta. Nesse caso, ocorre o erro interpretativo, mas isso é um assunto para abordarmos em um outro texto. Até o nosso próximo encontro.

Quer saber mais sobre compreensão e interpretação de texto? Acesse: https://www.youtube.com/c/CaminhosdaLinguagem

Relacionadas

Polícia Militar apreende 103 porções de pasta base e prende suspeito por tráfico de drogas

Um homem de 49 anos foi preso no último sábado (23) com 100 porções de entorpecentes escondidos no telhado de uma residência, localizada na...

Gefron apreende 79 tabletes de pasta base de cocaína em compartimento falso de veículo e prende motorista

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) prendeu um motorista com 79 tabletes de pasta base de cocaína, na última quarta-feira (27), na Comunidade Limão,...

Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra grupo responsável por envio de drogas para o interior do estado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), deflagrou na manhã...

Cinco pessoas são presas em flagrante e 115 quilos de entorpecentes são apreendidos pela Polícia Civil

Cinco suspeitos foram flagrados pela Polícia Civil na noite de sexta-feira (22), em uma estrada entre as cidades de Pontes e Lacerda e Vila...

Força Tática apreende tabletes de maconha, cocaína e prende dupla por associação criminosa

Policiais militares da Força Tática do 12º Batalhão apreenderam, na noite da última sexta-feira (22), oito tabletes de maconha e seis porções de pasta...

Motociclista de 31 anos é arremessado após acidente com carro em cruzamento perigoso

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (27), no cruzamento entre a rua Vicente Pereira de Abreu e...

Adolescente de 17 anos morre ao bater motocicleta em caminhão estacionado

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite do último sábado (23), na avenida Perimetral Sul, em Nova Monte Verde-MT. Um adolescente de...

PM resgata duas pessoas e prende quatro por trabalho análogo à escravidão e crime ambiental

Quatro pessoas foram presas, na sexta-feira (22), por policiais militares do 11º Batalhão, suspeitos por trabalho análogo à escravidão, maus-tratos, ameaça e crime ambiental,...

Dois homens são presos e 115 tabletes de pasta base de cocaína são apreendidos durante operação

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e do 17º Batalhão da Polícia Militar apreenderam na última segunda-feira (25), na cidade de Mirassol d’Oeste-MT,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas