Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Qual é a função do fígado e por que ele é tão...
SAúDE

Qual é a função do fígado e por que ele é tão importante?

A importância da função do fígado também está relacionada à digestão

Da redação com Mundo Boa Forma
VIA

Imagem: exames de sangue
Ilustração

O corpo humano é formado por um sistema complexo, sendo constituído por diferentes partes, entre elas os músculos, a pele, os nervos, os ossos, os órgãos e muitas outras partes. Cada pedaço deste sistema é responsável por determinadas funções, que juntas definem todo o funcionamento do organismo.

Entre os muitos órgãos presentes no corpo humano, o fígado é um dos mais importantes, sendo responsável por inúmeras funções fundamentais.

O fígado possui mais de 220 funções no organismo, estando todas interligadas e conectadas. Uma das principais atividades deste órgão está relacionada à formação e excreção da bile que é feita pelas células hepáticas, produzindo 1,5 litro por dia deste fluido. A bile é produzida pelo fígado e é posteriormente armazenada na vesícula biliar, sendo fundamental na digestão das gorduras.

O fígado é responsável por secretar vários hormônios como o fator de crescimento semelhante à insulina ou IGF, também conhecido como somatomedina e a eritropoietina. Além disso, essa glândula é responsável pela secreção da maioria das proteínas plasmáticas, entre elas a albumina, o angiotensinogênio, as proteínas carreadoras de ferro, os fatores de coagulação, as proteínas que participam do transporte plasmático do colesterol e de triglicerídeos.

A importância da função do fígado também está relacionada à digestão e este órgão é fundamental para auxiliar no armazenamento do glicogênio para que este seja transformado em glicose e enviado para o sangue quando necessário. Ele é responsável por transformar a galactose e a frutose em glicose, por transformar as proteínas em aminoácidos e para que estes sejam utilizados na síntese de outras proteínas essenciais.

Além disso, outra função do fígado é ajudar no armazenamento das vitaminas lipossolúveis e dos minerais, ajudando também a filtrar o sangue e enviando para os rins as toxinas que devem ser eliminadas do organismo.

A importância do fígado para o organismo é enorme, sendo este responsável também, por exemplo, por transformar a gordura da alimentação e a armazenar como fonte de energia.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas