Agora MT Mundo Avião presidencial do México é colocado a venda
MUNDO

Avião presidencial do México é colocado a venda

Da redação com Uol
VIA

Boeing 787 Dreamliner, da Força Aérea Mexicana - Imagem: DANIEL BECERRIL/REUTERS
Boeing 787 Dreamliner, da Força Aérea Mexicana – Imagem: DANIEL BECERRIL/REUTERS

O avião luxuoso usado para transportar o ex-presidente do México ao redor do mundo está prestes a partir em definitivo, uma das primeiras medidas do novo presidente para combater o que ele criticou como um símbolo imponente do excesso.

“Estamos vendendo todos os aviões e helicópteros que os políticos corruptos usavam”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador em um evento realizado em Xalapa, no Estado de Veracruz, ao final de seu primeiro dia inteiro no cargo, no domingo. A multidão aprovou aos brados.

O ministro das Finanças, Carlos Urzúa, convocou uma coletiva de imprensa na Cidade do México na manhã de domingo diante do Boeing 787 Dreamliner para anunciar que “muito em breve” a aeronave será posta à venda.

Depois equipes de fotógrafos e cinegrafistas foram conduzidas ao avião para verem por si mesmas o interior espaçoso decorado com selos oficiais do governo nas paredes e monitores de tela plana, além do quarto presidencial e do que parecia ser um banheiro decorado com mármore.

O jato presidencial de 218 milhões de dólares adquirido no final de 2012 é um de 60 aviões do governo que serão vendidos, além de 70 helicópteros, disse Urzúa.

Nesta segunda-feira ele será levado ao aeroporto de Victorville, no sul do Estado norte-americano da Califórnia, por recomendação da Boeing enquanto espera por um novo proprietário, segundo um comunicado do Ministério das Finanças.

No evento, López Obrador mencionou outras promessas de campanha populistas que cumpriu, como o fim das pensões de ex-presidentes e cortes no salário de funcionários de alto escalão do governo que ele descreveu como economias significativas.

Na manhã de sábado, pouco antes de sua posse, o político veterano de esquerda ordenou a abertura das portas de Los Pinos, a opulenta residência ocupada pelos presidentes mexicanos há oito décadas.

Famílias relaxaram nos jardins, correram pelos corredores para espiar escritórios e quartos e ouviram conjuntos musicais convidados para tocar.

Conhecido por sua vida frugal, López Obrador disse muitas vezes que não morará em Los Pinos, preferindo converter a ampla propriedade em um centro cultural.

López Obrador venceu a eleição com grande vantagem em parte por ter capitalizado o descontentamento generalizado com a elite governante do país, vista por muitos como alienada e profundamente corrupta.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas