Imagem: FUTEBOL
Sorteio será hoje – Foto – CBF/Divulgação

A Copa do Brasil 2019 começa a se desenhar hoje (13) com o sorteio dos duelos da primeira fase da competição, prevista para começar no dia 6 de fevereiro. A competição mais democrática do calendário nacional envolve 80 equipes neste primeiro momento, já que 11 equipes ingressam diretamente na quarta fase (oitavas de final).

No sorteio desta quinta, os 80 clubes participantes são ordenados em função da sua posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) e são divididos em oito grupos de 10 clubes cada, identificados de A a H (como apresentado nas tabelas abaixo). Caso dois ou mais clubes tenham o mesmo posicionamento no RNC, considera-se o Ranking Nacional de Federações (RNF) para efeito de ordenação.

Em cada grupo, os times são ordenados em função da sua posição no RNC, e tal posicionamento determinará a sequência do sorteio. Os dez clubes melhores ranqueados – excluídos os já classificados para a 4ª fase – farão parte do Grupo A, os dez seguintes do Grupo B, os próximos dez do Grupo C, e assim sucessivamente até se formar o Grupo H.

O sorteio para definição do posicionamento de cada clube no Diagrama de Fases obedecerá a seguinte sequência de grupos: A, B, C, D, H, G, F e por último o grupo E. Os confrontos entre clubes dos grupos serão: A x E, B x F, C x G e D x H.

Um pote com 10 bolas numeradas de 1 a 10 definirá em qual das 10 chaves do Diagrama da Competição cada clube se posicionará. Após o sorteio dos oito grupos, conheceremos os confrontos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2019.

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.