Agora MT Brasil Educador financeiro dá dicas para não se endividar no fim de ano
BRASIL

Educador financeiro dá dicas para não se endividar no fim de ano

Da redação com R7
VIA

Mulher desesperada - Foto/Reprodução
Mulher desesperada – Foto/Reprodução

Participar do amigo secreto da empresa, levar aquelas lembrancinhas para a família e garantir o presente de Natal das crianças. Dezembro é tradicionalmente o mês das compras. Mas para não terminar o ano no vermelho e não cair em roubada, o R7 ouviu Educador Financeiro do Canal 1Bilhão, Fabrizio Gueratto e separa 12 dicas para proteger o seu bolso no Natal. Confira:

Planejamento: O primeiro passo é fazer uma planilha de qual será o valor do 13º salário, pois assim facilita a visualização de quanto se pode gastar sem atrapalhar o orçamento.

Priorizar as dívidas: Saber quais são as suas dividas atuais e quitar é o primeiro passo antes de ir às compras. Separar o valor para quitar a dívida e só gastar o que sobrar, se sobrar. Evite o endividamento.

Gastos do começo do ano: As contas que chegam no início do ano não podem ser esquecidas. Matrícula escolar, IPVA e IPTU devem entrar na conta de gastos futuros. Faça os cálculos e reserve um dinheiro para o próximo mês.

Amigo secreto: O amigo secreto é uma ótima alternativa para diminuir a quantidade de presentes, uma forma mais econômica de todos serem presenteados, sem sobrecarregar o orçamento.

Lista de presentes: colocar em um papel o nome de todos que irá presentear, pensar no presente antes de sair de casa é um jeito de não se perder em meio às lojas e também de não esquecer de ninguém. A lista inibe comprar a mais do que deve.

Estipular o valor: É importante estipular com antecedência o valor que será gasto com cada presente, pois isso traz foco na hora das compras, não excedendo o orçamento previsto.

Pesquisa online: Antes de sair para as compras, principalmente se forem online, é essencial pesquisar sobre as lojas, veja se são idôneas e se cumprem prazos de entrega. Uma dica é consultar o site do Procon para avaliar a reputação dessas lojas. Também vale comparar preços do mesmo produto em diferentes lojas virtuais.

Parcelar jamais: O parcelamento do valor de uma compra significa que o consumidor está antecipando um desejo, comprando algo que não pode ter naquele momento. “Além disso, no parcelamento, os juros sempre estão embutidos. O ideal é sempre comprar a vista, sempre” diz Gueratto.

Fazer compras sozinho: ou estar acompanhado de alguém que seja mais controlado que você é uma alternativa para não gastar demais e não estourar o orçamento. Evite levar crianças no momento de comprar os presentes, será mais difícil de manter o controle.

Evitar cartão de crédito: O cartão de crédito é uma tentação de comprar aquilo que não é necessário ou não cabe no orçamento. Mesmo que o valor não mude, a taxa do cartão pode chegar até 7%, sem contar os juros se não pagar a fatura.

Comprar com dinheiro: As operadoras de cartão de crédito cobram do comerciante um percentual do valor de cada compra no cartão. Além disso, muitas vezes aquele montante só é repassado para o lojista depois de dias. No caso de parcelamento, caso o empresário queira o antecipar o pagamento o desconto é ainda maior por parte da bandeira. Isso significa que se o consumidor estiver com dinheiro em papel, poderá conseguir um bom desconto no momento da compra, vale pechinchar.

Investimento: E por fim, dê um presente a você e guarde algum dinheiro para investir em 2019. Poupar garante seu futuro e permite a realizar sonhos como uma viagem, por exemplo.

Relacionadas

Turismo brasileiro cresceu quase 8% em 2023, aponta Fecomercio

No ano passado, o turismo brasileiro cresceu 7,8% e teve um faturamento em torno de R$ 189,4 bilhões, de acordo com a Federação do...

STJ inocenta homem de 20 anos que engravidou menina de 12 anos

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 3 votos a 2, inocentar do crime de estupro de vulnerável um homem...

Justiça Eleitoral lança mobilização por alistamento de jovem eleitor

A Justiça Eleitoral lançou nesta segunda-feira (18) a Semana do Jovem Eleitoral 2024, voltada a incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e...

Alexandre Nardoni deixa a prisão de Tremembé para “saidinha temporária”

Alexandre Nardoni deixou a prisão de Tremembé, no interior paulista, na manhã de hoje (14), para uma “saidinha temporária”. Essa saidinha vai ser menor para...

Pesquisadores testam IA para evitar mortes de animais em rodovias

Pesquisa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP) avaliou o desempenho de sistemas de detecção de objetos...

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Mais de 1,86 milhão de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 foram entregues nas 32 primeiras horas do prazo. A...

Em resposta ao Supremo, comissão do Senado discute PEC das Drogas nesta quarta-feira

A Comissão de Constituição e Justiça discute nesta quarta-feira (13) o relatório da PEC das Drogas. A discussão da proposta no parlamento é uma...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas