A viagem de fim de ano é para muitas pessoas a maior oportunidade de viajar e encontrar parentes e amigos. Uma das preocupações nesta época é com a segurança nas casas que ficam vazias e são alvo de bandidos.

Em Rondonópolis, devido as viagens, a procura por sistema de segurança nas residências chega a dobrar. De acordo com o empresário João Barbosa Gama, proprietário de uma empresa de segurança eletrônica, até o mês de janeiro o ritmo de trabalho deve permanecer alto, já que as famílias querem viajar tranquilas “ Pelo celular, os proprietários podem ver tudo o que está acontecendo em casa, e isso os tranquiliza, além da prevenção, uma casa monitorada inibe a ação dos bandidos que acabam procurando um alvo mais fácil e com menos perigo” afirmou o empresário.

Leia também:  Candidata de Rondonópolis é eleita Miss MT Be Emotion 2019
- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
Capitão De Deus – Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

A Polícia Militar, segundo o Capitão De Deus, que atualmente responde pelo 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondonópolis (BPM), orienta que antes de viajar, a família se comunique com os seus vizinhos procurando formar um esquema de vigilância comunitária (rede de vigilância), para que haja observação recíproca das residências. Os integrantes podem usar, app de celulares ou apitos para avisar a vizinhança sobre a presença de pessoas suspeitas. Outra dica é que quando viajar desligue a campainha, desse modo, o intruso ficará em dúvida se há alguém em casa.

“A Policia Militar em suas atribuições constitucionais de Policiamento Ostensivo e Manutenção da Ordem Pública, não consegue se fazer presente em todos os lugares ao mesmo tempo, sendo imprescindível que o cidadão tenha a consciência que a responsabilidade de se manter seguro também é dele, seja para inibir uma ação delituosa ou para que consiga se resguardar enquanto aguarda a intervenção da Policia Militar”

Leia também:  Tipos de argumentos | Caminhos da Linguagem

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.