Imagem: prefeitura rondonopolis 680x365
Foto: ilustrativa

Rondonópolis (MT) ocupa 401ª posição entre os 665 municípios avaliados no Brasil na Escala Brasil Transparente (EBT) Avaliação 360° elaborado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). O levantamento avalia a deficiências dos municípios nas questões da transparência passiva que é aquela que o cidadão solicita informações inerentes ao serviço público.

O município ficou com nota abaixo das médias dos estados, das capitais e dos municípios brasileiros no levantamento. A nota da cidade foi 5.91, ficando na 401ª posição entre os 665 municípios avaliados no Brasil. Rondonópolis, conforme o levantamento, a maior deficiência do município está na transparência passiva, quando o cidadão solicita informações inerentes ao serviço público.

A edição deste ano da EBT – Avaliação 360°, não avaliou apenas a transparência passiva, que é a existência de canal presencial e eletrônico para solicitações de informações pelos cidadãos e atendimento desses pedidos. A edição deste ano incluiu na investigação a transparência ativa que é a publicação de informações na internet de dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

A média dos estados avaliados pelo estudo foi nota 7.94, sendo que das capitais foi nota 8.08 e dos municípios brasileiros, nota de 6.50. Considerando apenas o estado de Mato Grosso, Rondonópolis ficou na sétima posição no ranking, com nota de 5.91, em um total de 11 municípios pesquisados, com mais de 50 mil habitantes. As maiores notas no Estado foram das cidades de Sinop 9.50, Várzea Grande 9.3 e a capital Cuiabá 9.1.

A iniciativa do Governo Federal busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência dos Estados da Federação Brasileira que segundo o Instituto Brasileiro Geografia e Estática (IBGE) possui mais de 208,5 milhões de habitantes. Todas as unidades avaliadas receberam entre 0 e 10 pontos, o que permitiu a geração de rankings.

A menor nota em Mato Grosso foi da cidade de Barra do Garças, com nota 4.32. No Brasil, a cidade de Serra (ES) obteve a maior nota 9.95.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.