Agora MT Mundo Partido de Angela Merkel elege nova líder após 18 anos
MUNDO

Partido de Angela Merkel elege nova líder após 18 anos

Da redação com G1
VIA

AKK recebe cumprimentos da chanceler Angela Merkel após ser eleita nova líder da CDU - Foto: Fabian Bimmer/Reuters
AKK recebe cumprimentos da chanceler Angela Merkel após ser eleita nova líder da CDU – Foto: Fabian Bimmer/Reuters

A União Democrata-Cristã (CDU), o partido da chanceler Angela Merkel, elegeu nesta sexta-feira (7) como sua nova líder Annegret Kramp-Karrenbauer, conhecida como AKK.

Depois de 18 anos à frente do partido e 13 como chanceler da Alemanha, Merkel renunciou no fim de outubro à liderança da CDU, após os resultados negativos do partido nas eleições regionais na Baviera (sul) e em Hesse (oeste).

Kramp-Karrenbauer, de 56 anos, é secretária-geral do partido e considerada a “Merkel bis”, já que defende a mesma linha de centro-direita da chanceler. Ela venceu com um pouco mais de 51% dos votos.

AKK concorreu contra o milionário Friedrich Merz, que propõe uma guinada à direita da CDU e do país, e o ministro da Saúde Jens Spahn, muito crítico de Merkel.

O cientista político Eckhard Jesse, da Universidade de Chemnitz, disse à agência AFP antes da eleição de AKK que a eleição dessa sexta pode ter uma importância histórica para o país, pois “aquele que conquistar a presidência do partido mais importante na Alemanha se tornará chanceler no longo prazo”.

Jesse acredita, inclusive, que a possibilidade de Merkel concluir seu mandato “está praticamente descartada, pois o SPD (Partido Social-Democrata) não permanecerá na coalizão de governo até este ano”. O SPD integra a coalizão de governo de Merkel e, nesse ano, demorou 5 meses para fechar o acordo de coalizão.

Desafio
O principal objetivo de AKK deve ser recuperar os antigos eleitores da CDU, que agora preferem a extrema-direita.

As perspectivas eleitorais do Alternativa para Alemanha (AfD), a terceira força política no Parlamento alemão após o ótimo resultado em setembro do ano passado, ganharam força com o medo da imigração estimulada pela política de Merkel, que aceitou abrir as fronteiras do país e receber mais de um milhão de sírios e iraquianos entre 2015 e 2016.

Kramp-Karrenbauer aposta na proposta de repatriar os refugiados condenados por algum crime, inclusive os sírios.

Merkel: ‘Momentos difíceis’
Em seu discurso de despedida da liderança da CDU, Merkel fez uma defesa aos valores “cristãos e democráticos”, ante o avanço das tendências populistas e nacionalistas no mundo, em seu último discurso como presidente da CDU.

“Nestes momentos difíceis, não devemos esquecer nossos valores cristãos e democratas”, afirmou Angela Merkel. “Sinto reconhecimento por ter sido presidente durante 18 anos”, afirmou Merkel na abertura do congresso na quinta-feira.

“Foi um período muito longo, no qual a CDU passou por altos e baixos”, acrescentou.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas