A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou oficialmente o novo Centro de Saúde da Cohab Rio Vermelho (Cohab Velha), na tarde desta segunda-feira.

Reformado e ampliado para proporcionar um melhor atendimento aos moradores da região, a unidade recebe o nome de Dr. Elmo dos Santos Bertinetti, que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde durante grande parte da década de 80 e deixou um legado de trabalho prestado em prol da cidade de Rondonópolis. Bertinetti foi quem implantou o sistema das agentes de saúde no município tornando a cidade referência nacional em saúde pública.Imagem: Prefeitura inaugura ESF Dr. Elmo dos Santos Bertinetti

O ESF conta com atendimento médico, entre eles a especialidade de ginecologia e pediatria. Assim como oferece assistência odontológica aos pacientes, além de vacinas e acompanhamentos de rotina com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h.

Leia também:  Centro de Diagnóstico de Câncer poderá ser implantado em Rondonópolis

“É uma unidade de saúde dupla onde tem toda uma estrutura na área de odontologia, na área da saúde principalmente, ela está bem estruturada para receber essa região”, declarou o prefeito José Carlos do Pátio que além dessa obra garante que há outras a serem inauguradas no setor da saúde, entre elas João de Barro, Oásis /Paineiras, André Maggi, Serra Dourada e São Francisco.

A filha do homenageado, Fabiana Bertinetti comentou emocionada sobre a honra de ver o nome do pai lembrado. “Em nome da família, gostaria de agradecer essa homenagem, uma coisa muito bonita que nos deixa muito felizes e lisonjeados em estar recebendo, meu pai foi uma pessoa que a gente tem muito orgulho dele”.

Leia também:  Previsão é de semana chuvosa em Rondonópolis

A denominação da obra é fruto de uma indicação do vereador Orestes Miraglia também presente na solenidade.

ESF

A unidade é classificada como Estratégia Saúde da Família (ESF) por contar com uma equipe multiprofissional, seguindo a determinação do Minist[ério as Saúde, composta por médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde.

No caso dessa, também foi acrescentado à essa composição os profissionais de Saúde Bucal sendo dois cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família sendo dois odontologistas, além do auxiliar ou técnico em Saúde Bucal como apoio aos dentistas.

Leia também:  Pacientes e funcionários do Hospital Regional denunciam corte de comida, mas Governo contesta

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.