Imagem: 1 casos de obito por febre amarela vem subindo desde
Vacina | Foto: Reprodução

Todas as pessoas devem checar a carteira de vacinação, antes de pegar a estrada e curtir o período de fim ano. Por conta disso, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis, reforça o alerta que o Ministério da Saúde (MS), voltado aos Rondopolitanos: Manter a caderneta de vacinação atualizada neste período de férias.

- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
Criança sendo vacinada – Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

De acordo com a secretária de saúde do município, Izalba Albuquerque, este ano Rondonópolis não teve nenhum registro de área endêmica para febre amarela e sarampo, devido a forma correta da vacinação.

- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSOlbuquerque
Secretária de Saúde, Izalba Albuquerque – Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

“O cuidado para que não voltamos a ter esse tipo de enfermidade, é justamente que as pessoas mantenham seus cartões de vacinas atualizados durante todo o ano. Principalmente as crianças, pois é na infância que as crianças são imunizadas para algumas doenças para o resto da vida. Por isso é importante que os pais mantenham a carteirinha atualizada” ressaltou a secretária.

Segundo o próprio MS, todo mundo deve se vacinar em um período de pelo menos 10 dias a 15 dias antes da viagem, para ter seja saudável e tranquila.

A pessoa deve atualizar a caderneta de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a pasta, viajantes devem dar atenção especial às vacinas contra sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela em qualquer posto de saúde da rede municipal.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.