Imagem: Ano Novo iStock
Ilustração

2018 chegando ao fim e depois de muitas conquistas, desafios, altos e baixos. Agora é hora de festejar a chegada de mais um ciclo que se inicia com muitos brindes. Porém, é preciso tomar alguns cuidados na hora da festa e não exagerar nas bebidas alcoólicas. Se você vai beber com a família e amigos, confira aqui algumas dicas para o que fazer antes e depois da bebedeira.

Coma antes de beber

Quando o estômago está cheio, os alimentos servem como um filtro para o álcool, que é menos absorvido pelas paredes do estômago e chega mais lentamente ao intestino, onde é absorvido com rapidez. Por isso, o ideal é fazer uma refeição antes de levantar a primeira taça.

Coma alimentos gordurosos

Veja bem, a dica aqui não é cair de boca em frituras ou alimentos muito oleosos. Uma boa sugestão é comer alimentos com gordura poli-insaturada enquanto bebemos, como ovos, sardinha, salmão, amendoim, castanha do pará e até mesmo um pastel! Mas lembre-se que se trata de gordura e, consequentemente, de calorias, então não exagere. Outra dica é consumir azeite de oliva extra virgem. Coloque um pouco de azeite e sal em um recipiente, molhe pedaços de pão nessa mistura e coma. A gordura serve como um protetor para o fígado, que fabrica uma enzima para digerir o álcool. Quando sobrecarregado, ele produz uma toxina, uma espécie de defesa para o organismo, que é a responsável pela indesejável dor de cabeça do dia seguinte.

Leia também:  Trabalhador é encontrado degolado em garimpo ilegal em MT

Beba com moderação

Tenha em mente que bebidas alcoólicas podem até ter alguns benefícios para a saúde, como já falamos anteriormente a respeito do uísque e da cerveja, mas a palavra-chave para isso é a moderação. Se exagerar, as bebidas causam o efeito contrário – danificam o seu organismo, podendo levar até dias para se recuperar totalmente. Sabemos que é ano-novo, uma celebração que acontece uma vez ao ano, mas lembre-se da ressaca!

Coma e beba água

Não importa qual a bebida pode ser vinho, cerveja, uísque ou champanhe, o ideal é comer de vez em quando enquanto está bebendo. Que tal preparar alguns petiscos para beliscar enquanto a ceia não é servida? Caso não queira prepará-los, o ideal então é tomar água entre uma taça e outra. A água ajuda a não sobrecarregar o fígado e mantém o corpo hidratado.

Leia também:  Pai é detido suspeito de abusar da filha e da sobrinha

Depois

Exagerou? Tudo bem, é aceitável, afinal é ano novo e só acontece uma vez por ano! Abaixo você confere algumas dicas para se livrar da ressaca!

Beba muita água

A ressaca acontece porque o álcool é um forte diurético. Quanto o organismo está desidratado, as toxinas do álcool ficam presentes por mais tempo, e o resultado é dor de cabeça, enjoo, cansaço e uma indisposição que parece não ter fim. O ideal é tomar muita água antes de dormir, e se a ressaca perdurar durante todo o dia, beba água, mesmo que cause aquela sensação de enjoo.

Faça refeições leves

Se a dica antes da bebedeira é comer algo gorduroso, agora é o contrário. É a vez das saladas, dos legumes, vegetais e frutas. Mesmo que o enjoo e desconforto seja muito grande, é bom se esforçar e fazer uma refeição leve, pois o estômago, que já sofre com o excesso de acidez por causa da mucosa estomacal, não pode ficar vazio.

Evite o café

Esta é uma falsa receita milagrosa contra ressaca. Na verdade, acontece o contrário. O café é uma bebida que tem seus benefícios, mas por se tratar de um forte diurético, pode piorar a sensação de ressaca, pois vai desidratar ainda mais o organismo. Se precisa de uma bebida quente e reconfortante logo pela manhã, opte pelos chás, preferencialmente algum com pouca cafeína como camomila, que ainda ajuda a melhorar o estômago.

Leia também:  Mais de 20% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam

Tome o famoso suco detox!

Os sucos desintoxicantes, conhecidos como detox, são um excelente remédio. Hidratam, eliminam toxinas, melhoram o sistema imunológico e ainda têm fibras. Veja abaixo três dicas de suco detox que você tomar para acabar de vez com a ressaca.

Não misture!

A ressaca já é ruim. Se você misturar diferentes tipos de bebida, pode ser pior ainda. Destilados como uísque, batidas, cachaça e licores nunca podem ser consumidos com vinho e cerveja, por exemplo. Até mesmo a mistura de vinho e champanhe com cerveja podem fazer uma catástrofe no seu organismo e causar uma ressaca dolorosa. Se você é fumante, saiba que a nicotina diminui o nível de oxigênio no sangue, então tente fumar menos enquanto bebe.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.