O Blended Marketing surgiu como uma ferramenta capaz de unir o marketing tradicional ao marketing digital. Uma vez que o primeiro, puro e absoluto, é visto como ultrapassado e pouco eficaz; e o segundo, sofre mudanças rapidamente forçando profissionais a repensar em toda uma estratégia já iniciada sem dar a solidez necessárias para que a marca ganhe espaço no mercado.

Em resumo, é conciliar ambas as técnicas sem favorecer uma ou outra ferramenta, dando equilíbrio e um bom respiro para que se possa trabalhar em campanhas offline e produções de marketing de conteúdo de forma mais linear,  sem perdas ou gastos extras.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Blended Marketing e saber como ele pode beneficiar a sua marca, produto ou serviço?

Blended Marketing: o conceito!

O conceito de Blended Marketing consiste em unificar duas estratégias, tradicional e digital, para que, dessa forma e com um bom planejamento, a marca consiga se adequar e se ajustar às novas tendências do mercado.

Dessa forma, torna-se mais sólida e eficiente as demandas e estratégias do marketing digital e transforma o marketing tradicional em um mecanismo menos defasado e ultrapassado. Integrando os dois mundos é possível ter em mãos uma ferramenta eficaz,  com mais garantias de vendas e destaque no mercado em que a empresa atua.

O principal pilar que conduz o Blended Marketing é o uso dos 4p’s.

Quais empresas mais se beneficiam do Blended Marketing?

O Blended Marketing deve ser usado por empresas que precisam passar por um processo de transição na forma como se apresenta para seu público. Ele é essencial tanto para atrair novos clientes em potencial, por meio de ferramentas novas e atuais, como também para empresas que querem se apresentar além da internet e ampliar seu poder de venda e a projeção da sua imagem.

Imagem: Post 05 Blended Marketing o que você sabe o que significaUm ponto, porém, que é necessário destacar é a questão da maneira como a união dessas duas técnicas será realizada. É necessário que a haja calma e muita estratégia para entrelaçar dois caminhos tão distintos, a forma ideal é aquela onde não se perceba a diferença entre os dois universos.

Os profissionais responsáveis pelo marketing das empresas que decidem usar o Blended Marketing para potencializar sua imagem no mercado, precisam estar atentos e salientar aos responsáveis pelas marcas que o trabalho consiste em achar um equilíbrio entre os dois caminhos e não transformar um no outro!

Em resumo, empresas de grande porte que já possuem anos de estrada, ou novas corporação que nasceram, cresceram e firmaram-se no mercado fazendo uso do digital são as que mais podem se beneficiar do Blended Marketing para ações de sucesso.

Empresas que fazem sucesso com o uso do Blended Marketing!

Não há regras que definam quem pode, ou não, fazer um bom uso do Blended como ferramenta. Porém, é notável o fato de que as grandes corporações dos mais variados nichos são aquelas que mais uso fazem do casamento entre o mkt digital e o tradicional. Isso porque trata-se de empresas tradicionais, que precisaram ao longo dos anos se adaptar às novas demandas e necessidades do mercado, entretanto, sem perder os laços com seu público-alvo mais conservador e tradicional. Podemos destacar:

Lojas de bens de consumo
  • Renner;
  • Riachuelo;
  • Americanas;
  • Casas Bahia e demais marcas do conglomerado;
  • Grupo Pão de Açúcar;
  • Grupo O Boticário;
Montadoras de veículos
  • Fiat;
  • Volskwagem;
  • Ford;
  • Renault;
  • Hyunday;
Bancos
  • Itaú;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa;
  • Bradesco;
Empresas alimentícias
  • Coca-Cola (aqui está, talvez, o maior e melhor exemplo de Blended Marketing entre todos os citados; onde linguagem, estética, mensagem e estratégias são igualmente muitíssimos bem aplicados e que não nos permitem ver quaisquer diferenças entre as ações e dinâmicas do mkt digital e do tradicional);
  • PepsiCo;
  • Nestlé;
  • Cacau Show;
Conclusão

É importante avaliar bem tudo que envolve uma estratégia e ação de marketing, nem tudo que beneficia uma determinada empresa pode ser certeza de sucesso para outra. O Blended Marketing é muito usado, e eficaz, em estatais e empresas de médio e grande porte, isso porque, ainda hoje, o custo que envolve campanhas offline é muito alto.

Apesar de ser uma estratégia inteligente e que garante maior tranquilidade para que se possa trabalhar a imagem de uma marca, o Blended acaba não sendo tão fundamental para aqueles que estão iniciando um projeto ou para quem atua em áreas essencialmente digitais.

É necessário dosar e arquitetar friamente se vale à pena investir em duas ferramentas para conquistar público e garantir vendas diretas para um produto ou serviço. O Blended Marketing equilibra a maneira como o tradicional e o digital são usados, não permitindo excesso na exposição de uma empresa, ou falta dela. Deixando a empresa ou marca onipresente na vida dos consumidores, podendo ser vista e ouvida em diferentes formas, e atento às necessidades dos mais variados perfis de clientes em potencial.

Viu só como o Blended Marketing – apesar de ser um termo ainda pouco usado – não é nenhum bicho de sete cabeças? Para você essa ferramenta de marketing vale a pena? Compartilha conosco suas dúvidas e experiências que envolvem o Blended Marketing!

 

Silvana Marques – CEO

E-mail: [email protected]

Site: http://outz.com.br/marketeria/

 

Thiago Sperança – CEO

E-mail: [email protected]

Site: http://outz.com.br/marketeria/

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.