Agora MT Mundo Cinco frigoríficos brasileiros tem importação de frango barrada pela Arábia Saudita
MUNDO

Cinco frigoríficos brasileiros tem importação de frango barrada pela Arábia Saudita

Da redação com G1
VIA

Importação de frango - Foto/Reprodução
Importação de frango – Foto/Reprodução

A Arábia Saudita, maior importador de frango do Brasil, barrou a importação de 5 frigoríficos do país, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Segundo a entidade, o governo foi comunicado da medida na última segunda-feira (21), mas não foi detalhado o motivo da suspensão.

Em comunicado divulgado na tarde desta terça (22), a associação afirmou que ela foi causada por “critérios técnicos”. A ABPA informou ainda que “planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações.”

Ainda de acordo com a associação, entre os frigoríficos com exportações barradas estão um da JBS e um da BRF, que atuam fortemente no setor. O presidente da ABPA, Francisco Turra, disse ao G1 que ainda não tinha a lista completa das unidades suspensas porque não tinha recebido o comunicado dos países árabes.

Por conta disso, ele afirmou que também não é possível mensurar o impacto da suspensão na exportação de frango para a região. “Pode ser que eles passem a comprar mais de outros frigoríficos”, disse.

Segundo a ABPA, de 58 frigoríficos habilitados, 33 frigoríficos não têm permissão para exportar para aquela região, incluindo os 5 suspensos na segunda. “Mas nem todos estavam exportando para lá”, observou Turra.

O presidente da associação afirmou ainda que, no mesmo comunicado enviado ao governo, a Arábia Saudita deixa aberta a possibilidade de que frigoríficos não-habilitados peçam esse aval às autoridades brasileiras.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas