O ato de escrever tem se tornado cada vez mais raro mas não perdeu a importância. Segundo estudo publicado, em 2016, no The Journal of Learning Disabilities, a linguagem escrita pode favorecer a capacidade de controlar pensamentos, ações e emoções. E ao colocarmos as palavras no papel, as áreas responsáveis pelo raciocínio, linguagem e memória – essenciais para a aprendizagem – são ativadas.

Escrever é uma forma de organizar ideias, de construir conhecimento e de treinar o cérebro. Então, nem é preciso ser do curso de humanas ou ter um grande amor pela escrita para sentir os benefícios da escrita diariamente.

O quadro negro, a escrita à mão e uso da caligrafia são símbolos de resistência na Escola Bem-me-quer. Eles escolheram não fazer o uso de tablets e computadores e acreditam que a prática da escrita nunca deve deixar de fazer parte da Educação Básica. “Na segunda, os alunos levam para casa um tema para produção textual e, na quarta, eles levam caligrafia. Acredito que só se aprende na prática. Além de melhorar a escrita, escrever diariamente, ajuda na assimilação de algumas palavras que são mais difíceis”, explica Lindamar Haddad, coordenadora da instituição.

Leia também:  Padre Quevedo o "Caçador de enigmas" morre aos 88 em BH

Alguns estudantes só conseguem assimilar melhor um assunto através da escrita e por meio de resumo. “Costumo estudar através de resumos esquemáticos, como cores diferentes e usando palavras-chaves. Geralmente, gravo todas as aulas e depois transcrevo tudo para o caderno. Eu sinto que sou uma pessoa muito visual e só aprendo realmente escrevendo”, conclui Maria Luiza Oliveira estudante do 7º semestre de Direito.

Para quem está na fase do vestibular, a escrita é uma atividade que pode fazer toda a diferença na conquista de uma vaga. O Educa Mais Brasil também pode ajudar você nessa nova fase da sua vida. O maior programa de inclusão educacional do país oferta bolsas de estudos de até 70% para jovens e adultos em diversas universidades e centros acadêmicos em todas as regiões do Brasil, para graduação EAD ou presencial. É só você acessar o site e escolher a faculdade mais próxima de você.

Leia também:  Unir abre seleção para mestrado em Administração Pública

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.