Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça os sintomas da infecção intestinal e o que se pode comer
SAúDE E BEM-ESTAR

Conheça os sintomas da infecção intestinal e o que se pode comer

Da Redação
VIA

Imagem: vermes 11102019152959743 Conheça os sintomas da infecção intestinal e o que se pode comerOs sintomas de infecção intestinal, também chamada de gastroenterite podem surgir de 30 minutos a 3 dias após o consumo do alimento contaminado por vírus, fungos ou bactérias.

Esses sintomas variam de acordo com o tipo de micro-organismo causador, a gravidade da infecção, a idade e o estado de saúde da pessoa infectada, e podem incluir:

  • Cólicas e dores abdominais;
  • Diarreia, podendo apresentar sangue nas fezes;
  • Vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Febre.

É importante lembrar que os sintomas de infecção intestinal são mais graves e preocupantes em crianças e idosos, pois têm uma maior tendência a ficarem desidratados e a perderem peso.

O que comer na infecção intestinal

Durante o tratamento da infecção intestinal é importante beber bastante água para repor os líquidos perdidos pela diarreia e vômitos, e consumir alimentos de fácil digestão, como arroz branco cozido, macarrão, carnes brancas com pouco tempero, frutas cozidas e sem casca, sucos coados e chás com açúcar, lembrando de evitar chás com cafeína, como chá verde, preto e mate.

Nos lanches, é indicado consumir biscoitos secos sem recheio, pão branco com geleia de frutas, iogurtes naturais e queijos brancos, como a ricota, pois são pobres em gordura e de fácil digestão.

O que evitar na alimentação

Enquanto a diarreia durar, deve-se evitar o consumo de legumes e frutas com casca, mesmo em sopas ou saladas cozidas, pois eles são ricos em fibras que irão aumentar o trânsito intestinal e favorecer a diarreia.

Deve-se também evitar alimentos ricos em gordura, como carnes vermelhas, manteiga, leite integral, queijos amarelos, bacon, linguiça, salsicha e alimentos processados, pois o excesso de gordura também facilita o trânsito intestinal e dificulta a digestão.

Além disso, deve-se evitar alimentos que aumentam a formação de gases, como repolho, ovo, feijão, milho, ervilha e sobremesas ricas em açúcar, pois favorecem a diarreia e aumentam a dor abdominal.

Como evitar a desidratação

Para evitar a desidratação, é importante consumir pelo menos 2 litros de líquidos por dia, podendo também usar o soro caseiro, seguindo a receita:

  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de café de sal;
  • 1 litro de água filtrada ou fervida.

Deve-se deixar o soro caseiro em uma garrafa separada para que o paciente beba ao longo do dia, enquanto persistirem os sintomas. Este soro também está indicado para crianças, gestantes e idosos.

Quando procurar o médico

O médico deve ser procurado quando os sintomas de infecção não tiverem melhorado após 2 dias para as crianças e 3 para os adultos, ou em casos de sangue nas fezes.

Além disso, bebês menores de 3 meses devem ser levados ao médico logo que apresentarem vômitos e diarreia, enquanto crianças maiores de 3 anos deve ir ao pediatra se os sintomas durarem mais de 12 horas.

Fatores de risco para infecção intestinal

Pessoas com sistema imunológico fraco, como pacientes com AIDS ou em tratamento para câncer, crianças, grávidas e idosos têm uma maior chance de terem infecção intestinal, pois têm o sistema imune mais fraco.

Além disso, pessoas que têm gastrite ou azia ou que usam medicamentos para controlar a acidez do estômago, como Omeprazol, têm maior risco de terem infecção intestinal, pois a acidez do estômago é reduzida, dificultando o combate de vírus e bactérias.

Como prevenir

Para prevenir infecções intestinais, é importante tomar cuidados de higiene pessoal e com os alimentos, como:

  • Lavar bem as mãos após usar o banheiro ou tocar em animais domésticos;
  • Lavar bem as mãos antes e depois de pegar em qualquer alimento;
  • Evitar o consumo de carnes e ovos mal passados;
  • Consumir água filtrada ou fervida.

Enquanto os sintomas de infecção alimentar estiverem presentes, é importante evitar preparar alimentos para outras pessoas, para prevenir que elas também fiquem doentes. Além disso, deve-se evitar consumir os alimentos que mais causam infecção intestinal, como sushi e ovos mal passados.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas