O mercado está cada vez mais competitivo e uma boa gestão de marketing é fundamental para o sucesso ou fracasso do negócio. Afinal, essa atividade é capaz de atrair e reter clientes, além de auxiliar no fortalecimento da marca. Mas muitos gestores acabam encontrando dificuldade em traçar estratégias eficientes ou não contam com um time interno capaz de atender essas demandas. Nesse sentido, a terceirização da gestão do marketing se mostra como uma opção viável e atraente para muitas empresas.

Porém, alguns empresários acabam hesitando antes de contratar uma empresa de publicidade por ainda terem muitas dúvidas sobre o assunto.

Como funciona a gestão terceirizada de marketing? Vale a pena apostar nesse tipo de serviço?

Se você também possui essas dúvidas e quer entender melhor como é o trabalho de uma agência de publicidade, continue a leitura. Vamos lá?

Como funciona a terceirização da gestão do marketing?

O processo de venda começa bem antes do contato entre o consumidor e o time de vendas. Na verdade, ele se inicia antes do próprio produto. É o setor de marketing que analisa como lançar um novo produto, como a divulgação deve ser feita, quais os canais mais eficientes, entre outros detalhes. É nesse contexto que as agências de publicidade especializadas em gestão de marketing atuam.

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Mas como é realizada a gestão de marketing de uma marca?

O primeiro passo consiste em verificar quais as necessidades e desejos da marca. Com base em reuniões com a empresa contratante, a agência de publicidade é capaz de identificar quais os objetivos que ela espera alcançar. Pode ser melhorar a sua imagem, divulgar um novo produto ou fortalecer a sua presença nas redes sociais.

Em seguida, tem início o processo de pesquisa e análise de mercado e oportunidades. Através da coleta de dados, seja por entrevistas ou com estudos já realizados, os profissionais de marketing da agência de publicidade começam a entender melhor o contexto no qual a empresa se insere. Nessa etapa, são levantados itens importantes, como:

  • Nicho de atuação;
  • Público-alvo;
  • Concorrentes diretos e indiretos;
  • Posicionamento dos produtos e serviços no mercado;
  • Fraquezas e forças da marca.

Esses dados são essenciais para elaborar o plano de ação, que descreve todas as atividades que serão realizadas para alcançar os objetivos previamente estabelecidos. Elas incluem todas as ações de publicidade (tradicional e online), relacionamento com clientes, realização de eventos e escolha dos canais de mídia.

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Imagem: Post 07 Entenda a terceirização do mktA agência de publicidade também elabora um cronograma, onde define um orçamento realista para os esforços de marketing, além de um calendário de realização de todas as atividades planejadas. Esse cronograma é atualizado constantemente de modo a facilitar a detecção de erros ou gargalos que possam prejudicar o trabalho.

E para que as próximas ações de marketing sejam eficientes, o time da agência de publicidade acompanha de perto as métricas durante e após o fim das campanhas. A partir desse acompanhamento, a equipe de marketing identifica quais atividades estão ou não surtindo resultado, e realiza revisões no planejamento para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Vale a pena terceirizar a gestão do marketing da empresa?

Muitos empresários acabam hesitando na hora de terceirizar a gestão do marketing de suas marcas, com dúvida se vale ou não a pena contratar uma agência de publicidade.

O marketing é uma ferramenta essencial para que a empresa se destaque no mercado. Um bom planejamento e a condução eficiente de estratégias auxilia no aumento de vendas e no fortalecimento da marca. Por isso, essa atividade não pode ser subestimada e entregue para qualquer pessoa

Ao terceirizar a gestão do marketing da sua empresa você tem a certeza de ter à sua disposição uma equipe de especialistas capacitados para traçar e executar estratégias de negócios, entregando resultados com eficiência. Além de um time criativo, as agências também possuem os recursos e ferramentas corretas, algo que poderia ser mais oneroso, no caso de equipes de marketing internas.

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Além disso, as agências de publicidade possuem uma vasta experiência na criação de estratégias de marketing para diversos nichos de mercado. Assim, não importa o tipo de produto ou serviço que a sua marca comercializa, e nem o setor em que ela atua, a agência será capaz de traçar e executar as ações necessárias para chegar aonde você deseja.

Conclusão

Como você pôde ver, a gestão de marketing permite que a sua empresa tenha acesso às melhores ferramentas e práticas, alcançando os objetivos esperados com muito mais facilidade. E para que isso seja possível, contar com uma agência de publicidade é fundamental.

Quer ter acesso a mais dicas sobre como melhorar a gestão do marketing da sua companhia? Então continue acessando o nosso blog e acompanhe as nossas postagens.

 

Silvana Marques – CEO

E-mail: [email protected]

Site: http://outz.com.br/marketeria/

 

Thiago Sperança – CEO

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