Agora MT Mundo Papa teme derramamento de sangue na Venezuela
MUNDO

Papa teme derramamento de sangue na Venezuela

Da redação com G1
VIA

Papa Francisco fala a jornalistas nesta segunda feira (28) - Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino, Pool
Papa Francisco fala a jornalistas nesta segunda feira (28) – Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino, Pool

O Papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (28) que teme um “derramamento de sangue” na Venezuela e que o “assusta” a violência que possa resultar da crise política no país.

As declarações foram feitas a bordo do avião que o transporta do Panamá, onde estava pela Jornada Mundial da Juventude, a Roma.

a Venezuela na semana passada, solicitou neste domingo (27) uma visita da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, para investigar as 30 mortes nos protestos recentes. Guaidó acusa o regime de Nicolás Maduro de promover um massacre desde terça-feira.

Maduro tomou posse de seu segundo mandato presidencial no último dia 10. Poucos dias depois, a Assembleia Nacional o declarou um “usurpador” do cargo de presidente. Em seguida, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ, que é governista) considerou “nulos” todos os atos aprovados pelo Parlamento.

Diversos países, entre eles Brasil e Estados Unidos, reconheceram Guaidó como presidente da Venezuela. No último final de semana, países europeus – Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Portugal – deram um ultimato para que se convoque novas eleições na Venezuela, ou também reconhecerão Guaidó como presidente.

Maduro rejeita o ultimato e pede que os países europeus retirem a ameaça. “Ninguém pode nos dar um ultimato”, disse em uma entrevista ao canal CNN Turk, exibida no domingo.

As últimas eleições presidenciais na Venezuela foram marcadas por denúncias de fraude, boicote da oposição e alta abstenção. Por isso, EUA, Canadá, a maioria dos países latino-americanos, incluindo o Brasil, e muitos países europeus classificaram as eleições como fraudulentas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas