A partir desta sexta-feira (1) a pesca será liberada nos rios do Estado de Mato Grosso (MT). O período de Piracema, que começou em outubro, termina nesta quinta-feira (31). O período de defeso em todos os rios que percorrem o território mato-grossense, inclusive os rios federais acabam amanhã (1).

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nos trechos que fazem divisa com outras unidades da federação, em que uma margem está dentro de Mato Grosso e a outra margem em outro Estado, a proibição da pesca continua até 28 de fevereiro.

Nos rios onde a pesca está liberada, os pescadores precisam seguir algumas regras, como estar habilitado com a carteira de pesca, não usar apetrechos proibidos e respeitar a cota e tamanho mínimo do pescado, que para amador é de 5 Kg e 1 exemplar e para profissional é de 125 kg por semana. Ainda segundo a Sema, os peixes não podem ser comercializados, nem transportados para outros estados.

Leia também:  Ao retornar do bar, mãe encontra homem pelado na cama com sua filha de 5 anos

Denúncias de pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser feitas na Ouvidoria Setorial da Sema no telefone 0800-65-3838 ou pelo aplicativo MT Cidadão.

 

 

 

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.