O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao primeiro semestre de 2019 hoje (28). Os candidatos a uma vaga em universidade pública por meio da plataforma podem consultar se conseguiram ser selecionados pela internet ou aplicativo do Sisu. Estudantes que não foram aprovados podem participar da lista de espera a partir de amanhã (29). Já quem foi selecionado tem entre os dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro para realizar a matrícula na instituição de ensino.

Números do Sisu 2019.1

O Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e não zeraram a prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preencheram os requisitos.

Não fui contemplado. E agora?

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sisu podem tentar a lista de espera conforme a primeira ou segunda opção informadas durante a inscrição. Outra alternativa é aguardar a abertura das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) que terão início na próxima quinta, 31 de janeiro. Quem não se enquadra nos critérios do Prouni ainda pode conseguir uma bolsa de estudo para começar a faculdade com o Educa Mais Brasil. Para participar do maior programa de inclusão educacional privado do país não é preciso ter feito o Enem e nem comprovar renda. O portal Agora Mato Grosso é parceiro do Educa Mais. A inscrição é gratuita.

 

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.