O marketing digital ainda é uma estratégia recente e, portanto, desconhecida de grande parte das empresas. Por causa disso é comum que muitos profissionais não saibam exatamente como implementar ações de divulgação online efetivas e cometam alguns erros no processo.

Se a sua empresa pretende investir no mundo digital, é preciso entender não apenas como as ferramentas e canais online funcionam, mas como o seu público se comporta nesse ambiente. Com isso, sua equipe evita focar em estratégias que não trazem o resultado esperado.

Confira neste post os cinco erros em marketing digital mais comuns e aprenda como evitá-los. Boa leitura!

Imagem: Post 08 Erros em Marketing Digital 11. Não definir as personas do seu negócio
O principal objetivo de qualquer estratégia de divulgação é estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com o público. E isso não é possível sem definir as personas do seu negócio, um dos maiores erros em marketing digital.
Construída a partir de dados reais coletados em pesquisas de mercado, a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela reúne as principais características dos compradores, como interesses, hábitos de consumo e necessidades.
É a partir das personas que o time de marketing será capaz de produzir conteúdos e materiais que conversam diretamente com o público. Elas permitem conhecer exatamente o que o seu comprador quer e precisa, informações fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Leia também:  Mãe se distrai e criança de 1 ano se afoga em balde com água

2. Deixar a produção de conteúdo de lado
Um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital é o conteúdo. É ele o responsável por atrair novos usuários e gerar leads, guiando os visitantes até o momento da compra.
Se a sua empresa não investe na produção de conteúdo com certa regularidade, é provável que esteja perdendo grandes oportunidades de negócio. Afinal, conteúdo relevante alimenta redes sociais, posiciona a marca nos mecanismos de busca e ajuda a empresa a se tornar referência de mercado.
Mas não basta apenas lotar o blog da empresa e os perfis em redes sociais com materiais aleatórios. A produção de conteúdo deve estar alinhada às personas do negócio, respondendo às suas dúvidas e oferecendo soluções para os seus problemas.

3. Esquecer de otimizar conteúdos para SEO
Nos dias de hoje, o sonho de qualquer empresa é figurar entre as primeiras colocações nas buscas do Google. Estar no topo do ranking ajuda os internautas a encontrarem sua marca com mais facilidade, atraindo leads e, consequentemente, vendas. Entretanto, são poucas as companhias que sabem como fazer isso corretamente.
Para ranquear o seu blog ou site é preciso investir em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca). A otimização de conteúdo consiste em um conjunto de melhorias nos conteúdos de sites e blogs para mecanismos de busca, como o Google.
Os textos e artigos da sua empresa precisam ser bem escritos, objetivos e oferecer algum valor para o visitante. Além disso, é importante identificar quais palavras-chave são mais buscadas pelo seu público e utilizá-las nos seus materiais para alcançar boas posições.

Leia também:  Número de matrículas de estudantes com necessidades especiais aumenta 33%

4. Não usar as redes sociais da forma correta
Não é possível falar em divulgação online sem citar as redes sociais. É nesses canais que grande parte do público procura e consome informação. Entretanto, um dos maiores erros em marketing digital cometidos pelas empresas é utilizá-las incorretamente.
Muitos profissionais ignoram que cada rede social possui suas particularidades. O público que acessa o Facebook, por exemplo, não é exatamente o mesmo do Instagram. Da mesma maneira, os conteúdos do Twitter não são indicados para as demais plataformas.
Conhecer as características de cada canal e adaptar a sua atuação a cada uma deles é fundamental para obter os resultados esperados.

5. Ignorar a jornada de compra do cliente
A internet revolucionou a maneira como as pessoas consomem informações e produtos. Se antes os negócios eram fechados pessoalmente, hoje quase todo o processo é feito através de dispositivos online.

Leia também:  Tipos de argumentos | Caminhos da Linguagem

O consumidor descobre que tem um problema ou necessidade, pesquisa por possíveis soluções, avalia as opções disponíveis e toma a sua decisão. Todo esse processo é chamado de jornada de compra do cliente e é fundamental conhecê-lo.
Se a sua empresa não entende em que estágio da jornada de compra o lead está, como será capaz de fornecer os conteúdos corretos no momento exato? Ignorar esse processo resulta em uma geração de leads e taxas de conversão mais baixas.
Toda empresa está sujeita a cometer alguns dos erros em marketing digital que citamos neste artigo, por isso é importante aprender com as falhas e estar preparado para adaptar as estratégias.

Mas para ter êxito de verdade nas suas estratégias, contar com uma empresa especializada no assunto é fundamental. Para isso, entre em contato conosco! Temos as soluções mais recomendadas para a sua marca alcançar o sucesso no mundo digital.

Silvana Marques – CEO
E-mail: [email protected]
Site: http://outz.com.br/marketeria/

Thiago Sperança – CEO
E-mail: [email protected]com.br
Site: http://outz.com.br/marketeria/

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.