Agora MT Destaques Como melhorar a experiência do cliente com marketing digital? | Marketeria
DESTAQUES

Como melhorar a experiência do cliente com marketing digital? | Marketeria

FONTE
VIA

Nos últimos anos, o termo experiência do cliente tem sido bastante discutido no mundo empresarial. Muitas organizações ainda acreditam que o sucesso de um negócio depende apenas do produto comercializado. O objetivo era sempre o aumento do lucro, sem prestar muita atenção aos indivíduos envolvidos no processo.

Com as revoluções tecnológicas, especialmente a internet, esse cenário mudou. O relacionamento entre as empresas e os consumidores passou a ser visto como fator essencial para o êxito de uma estratégia comercial.

Nesse contexto, muitas marcas têm buscado maneiras de melhorar a experiência do cliente. E o marketing digital desponta como uma das melhores soluções.

Quer entender um pouco mais sobre esse processo e como aplicá-lo em sua empresa? Então continue a leitura.

Imagem: Post 09 Como melhorar a experiência do cliente 1O que é experiência do cliente

O termo experiência do cliente (em inglês, customer experience, ou CX), nada mais é do que a percepção – consciente ou inconsciente – que o consumidor tem após uma interação com um produto ou serviço.

Em outras palavras, significa o quão satisfeito ele fica após usar os serviços de uma empresa. Essa percepção influencia o comportamento do usuário e a construção de memórias, positivas ou negativas, sobre uma marca.

No processo de venda, o cliente vivencia uma série de experiências, desde o primeiro contato com a marca, passando pela busca de informações, realização da compra e, finalmente, recompra ou upsell.

Essa interação entre público e empresas se dá de diversas formas, online e offline. Pode ser através de um site, blog empresarial, perfis em redes sociais ou na loja física. O importante é que o consumidor seja sempre o foco de todas as ações desenvolvidas na companhia.

Por que se preocupar com a experiência do cliente

O objetivo de toda empresa é, ou deveria ser, estabelecer um bom relacionamento com o público. Caso o usuário tenha alguma decepção com a marca durante a interação, a experiência fica comprometida. Além disso, aumentam as chances de que ele deixe de fazer negócio com a companhia.

Por isso é fundamental que toda empresa trabalhe para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes. E os benefícios são muitos:

  • Aumenta o número de recomendações. Clientes satisfeitos ficam mais dispostos a recomendar produtos e serviços para outras pessoas. Porém, quando a experiência não é agradável, o usuário pode não recomendar a empresa e até avaliá-la negativamente.
  • Influencia na decisão de compra. Os conteúdos e canais de comunicação de uma empresa são determinantes na decisão de compra. Se o cliente não encontra informações pertinentes, dificilmente se sentirá confiante em fechar negócio.
  • Aumenta o engajamento. Quando os consumidores têm uma percepção agradável dos serviços da marca, ficarão mais satisfeitos e engajados. Assim, passarão mais tempo acompanhando as novidades da empresa.
Como o marketing digital melhora a experiência do cliente

Não restam dúvidas de que o CX é essencial, fortalecendo a marca e aumentando as vendas. Mas como melhorar a experiência do cliente?

A chave está na aplicação de estratégias de marketing digital. Existem algumas práticas que aumentam a satisfação do público e ajudam sua empresa a alcançar bons resultados;

Construa uma buyer persona

O primeiro passo para aprimorar a experiência da sua audiência é entender com precisão quem acessa os seus serviços. Para isso, é fundamental construir as personas do seu negócio. As personas representam o perfil do cliente ideal e ajudam a compreender o comportamento, interesses e problemas dos consumidores.

Essa informação permite direcionar a produção de conteúdo e adaptar os canais de comunicação da marca. Assim, as expetativas do público são satisfeitas e a experiência se torna muito mais agradável e exclusiva.

Produza conteúdos de qualidade

No mundo digital, as pessoas preferem acessar mais informações do que publicidade. Portanto, para conquistar a confiança dos usuários e transformá-los em clientes, é preciso priorizar a produção de conteúdos de qualidade.

Com base nos interesses e problemas identificados durante construção das personas, ofereça materiais interessantes e que agregam algum valor aos consumidores.

Além de deixar a experiência do cliente mais agradável, de quebra você ainda guia os seus contatos pelo funil de vendas, deixando-os mais preparados para o momento de compra.

Foco na qualidade do atendimento

Na hora de entrar em contato com o cliente, é importante que ele se sinta especial. Procure oferecer um atendimento de qualidade e diferenciado, sempre atento às suas necessidades.

Nesse sentido, ter uma equipe de vendas e atendimento bem treinada e informada é fundamental. Em uma estratégia de marketing digital, é possível utilizar os mesmos conteúdos que encantam e nutrem leads para capacitar os colaboradores.

Assim, na hora de abordar os usuários, a sua equipe estará mais preparada para falar com propriedade dos produtos e serviços que comercializa. Como resultado você terá clientes muito mais satisfeitos e dispostos a comprar novamente.

O marketing digital sempre é associado com práticas de divulgação e publicidade. Mas a verdade é que essa estratégia, quando bem utilizada, ajuda a melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e as vendas.

Se você quer melhorar a percepção do público em relação à sua empresa, entre em contato conosco. Temos as soluções mais adequadas para o seu negócio.

 

Silvana Marques – CEO

E-mail: silvana.marques@outz.com.br

Site: http://outz.com.br/marketeria/

 

Thiago Sperança – CEO

E-mail: thiago.speranca@outz.com.br

Site: http://outz.com.br/marketeria/

 

Relacionadas

Homem morre após ser atingido por golpes de faca em MT

Um homem identificado como Erivaldo Oliveira Rodrigues, 37 anos, morreu após ser esfaqueado com golpes no pescoço e na perna, no bairro São José,...

Operação Lei Seca termina com 16 motoristas presos e 34 veículos removidos

Operação Lei Seca que ocorreu na madrugada deste sábado (16.03), na Avenida Isac Póvoas, área central de Cuiabá, resultou na prisão de 16 pessoas,...

Polícia Civil prende autor de homicídio que matou vítima a facadas em Primavera do Leste

O autor de um homicídio em que a vítima foi morta a facadas em Primavera do Leste foi preso em flagrante pela Polícia Civil,...

Forças de Segurança procuram por detentos que fugiram de penitenciária em MT

Três detentos fugiram do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, na madrugada desta quinta-feira (14), no bairro Capão Grande, em Várzea Grande-MT. De acordo com a...

Operação interdita empresa clandestina de recapagem de pneus

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Mato Grosso (Ipem) deflagraram, nesta terça-feira...

Cinco crianças são socorridas após micro-ônibus escolar tombar em rodovia

Cinco crianças ficaram feridas após um micro-ônibus escolar tombar na rodovia da BR-070 a cerca de  40 Km da cidade de Primavera do Leste-MT,...

Mulher é assassinada e corpo é encontrado em estado de decomposição; filhos achavam que a mãe estava dormindo

Uma jovem identificada como Lorrane Cristina Silva de Lima, 23 anos, morreu após ser atingida por golpes de faca, nesta quarta-feira (13), no bairro...

Passageiro é preso transportando 24 kg de maconha em ônibus

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 24 kg de maconha, durante fiscalização, neste...

Transferência de propriedade de veículos já pode ser realizada pelo aplicativo MT Cidadão

Proprietários de veículos registrados em Mato Grosso podem realizar a transferência de propriedade veicular de forma digital, usando o aplicativo MT Cidadão. O Governo...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas