Agora MT Destaques Conheça os roteiros disponíveis para todos os tipos de foliões em Mato...
DESTAQUES

Conheça os roteiros disponíveis para todos os tipos de foliões em Mato Grosso

Da Redação com Assessoria
VIA

Imagem: JaciaraMato Grosso tem espaço para todos os tipos de foliões e oferece uma série de opções para quem quer aproveitar os dias de Momo como manda a tradição, nos bloquinhos e agitações, ou na tranquilidade, desfrutando da natureza e da possibilidade de fazer absolutamente nada durante o feriadão de 5 dias.

Para ajudar quem ainda está em dúvida sobre qual roteiro seguir, a Secretaria-adjunta de Turismo, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), elaborou algumas sugestões que podem agradar diferentes perfis. Porém, aos que deixam tudo para última hora, os técnicos alertam que é preciso correr porque alguns destinos e atrativos já estão sem vagas disponíveis.

Folião tranquilão – Sombra e água fresca é o lema deste tipo de turista que quer usar o tempo livre para descansar sozinho ou em casal. Para ele, as pousadas de charme de Chapada dos Guimarães são uma boa pedida. Elas têm muito estilo e o clima ameno da cidade, distante cerca de 60 km de Cuiabá, é convidativo aos amantes de vinho.

Já para quem quer mesclar a tranquilidade com o contato com a natureza, uma boa opção é o circuito de cachoeira Carimã em Rondonópolis. O local tem 9 cachoeiras em menos de 3 km e oferece espaço para acampar e alojamento em pousada também.
Folião pescador – Quem se interessa por pescaria pode aproveitar uma das inúmeras pousadas do Pantanal, que geralmente têm alojamentos confortáveis e disponibilizam passeios de barco e outras atrações.

E, para as pessoas que tentam sair um pouco do tradicional, existem ótimas instalações em São José do Rio Claro, onde é possível ver o fenômeno do rio que pega fogo, no rio Arinos.

Aos curiosos, existem vários vídeos na internet mostrando os canoeiros movimentando o fundo do rio com os remos e em seguida, aparecendo bolhas sobre a água que pegam fogo quando uma pequena tocha, amarrada em um galho de árvore, chega perto.

Vale lembrar que a região favorece também os observadores de aves e quem quer explorar a natureza.

Outra pescaria que pode ser um pouco diferente é na comunidade Piúva, que fica a 5 km de Barão de Melgaço. Lá, participar das tradições locais agrega valor ao passeio.
Folião de vivência – Para as pessoas que querem aprender, emergir em novas culturas e viver momentos únicos, o Turismo Indígena Rota dos Parecis é a melhor opção. Mas, para isto, é importante reservar um pouco de tempo e ter preparo físico porque ele demora cerca de 3 dias e envolve trilha, acampamento e rapel.

Neste roteiro, o turista irá visitar aldeias e assistir apresentações com dança, cânticos, histórias místicas, pinturas corporais e as demais atividades de uma aldeia. Há ainda trilhas e banhos em várias cachoeiras, mas em destaque está o Salto Utiariti.

Outro local que pode atrair este tipo de folião é a Comunidade de Mata Cavalo. A associações dos moradores, remanescentes de quilombos, oferecem a vivência dentro das famílias, presenciando as rotinas e aprendendo um pouco mais sobre a cultura deles. Neste caso, o passeio é operado pela própria comunidade.

Imagem: Mato GrossoFolião radical – Este está com um cardápio cheio. Tem desde Jaciara, que já tem o nome solidificado como cidade dos esportes radicais a Chapada dos Guimarães, onde a subida do Morro São Jerônimo é um atrativo que conta com alto grau de dificuldade.

Rafting, rapel e canoagem são oferecidos pelas operadoras de Jaciara. Vale lembrar que quando o passeio é feito em grupo, fica mais acessível em valores, porém nada impede o interessado faça amizade com um grupo formado pelos guias e siga rio abaixo. Como se trata de feriado, é preciso reservar com antecedência.

Outra alternativa calma, mas não menos radical é o mergulho em profundidade na Dolina Milagrosa em Cáceres. O local é belíssimo e torna essencial um self com os amigos para fazer o check in nas redes sociais.

Folião gastronômico – Se tem uma coisa que mato-grossense sabe cozinhar bem é peixe. Então, nada como aproveitar o feriado para comer bem nos restaurantes das comunidades ribeirinhas, como Passagem da Conceição e Bom Sucesso, em Várzea Grande. E não dá para se esquecer da rota do peixe, no tradicional bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.

Na lista de roteiros, dá para incluir ainda a comunidade de Varginha, em Santo Antônio de Leverger, onde há um carnaval tradicional com comida boa e farta.

Folião mega animado – Cuiabá terá uma vasta programação com o desfile de blocos de carnaval e ainda festejos na Orla do Porto, com atração nacional. Os espaços tradicionais, como a Praça da Mandioca, na área central, vão oferecer a matinê para as crianças. A festa infantil ocorrerá ainda em um shopping da cidade.

Em Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger também haverá folia.

Relacionadas

Motorista de carreta fica preso às ferragens em acidente na Serra Tapirapuã

Um grave acidente foi registrado na tarde deste sábado (23) na Serra Tapirapuã, entre Tangará da Serra e Nova Olímpia. Segundo informações apuradas pela...

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

Os motoristas têm o prazo de até 30 dias para renovar a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), após o vencimento do documento. Durante esse...

Novos comandantes assumem 5º BPM de Rondonópolis e 14ª CIPM de Força Tática

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (21) a solenidade de passagem de comando do 5º Batalhão da Policia Militar de Rondonópolis e da 14ª...

Organização criminosa envolvida em crimes patrimoniais é alvo de operação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Barra do Garças, e...

Bombeiros resgatam cachorro que caiu em caixa de descarte de resíduos

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para resgatar um cachorro que caiu em uma caixa de descarte de resíduos...

Carro capota e mulheres ficam feridas após a comunidade Três Pontes

Um carro Fiat Uno saiu da pista e capotou, nesta quarta-feira (20), após a comunidade Três Pontes, a cerca de 25 km de Rondonópolis-MT....

Poder Judiciário firma cooperação técnica com cartórios para empregar vítimas de violência doméstica

Com o propósito de oferecer oportunidades de emprego e estágio, capacitação profissional, um ambiente de trabalho seguro e inclusivo e reintegração social e econômica...

Polícia Militar lança Operação Páscoa Abençoada em Rondonópolis

A Polícia Militar lançou em Rondonópolis-MT, na noite desta quarta-feira (27), a Operação Páscoa Abençoada para reforçar o policiamento durante a semana da data...

Operação Lei Seca prende dez condutores alcoolizados e remove 41 veículos

A Operação Lei Seca, realizada simultaneamente em dois trechos da avenida Archimedes Pereira Lima, em Cuiabá-MT, na madrugada deste domingo (24), terminou com a...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas