Agora MT Destaques Empréstimos: Cuidado! Os bancos dominaram o Judiciário | Entendendo Direito
DÍVIDAS

Empréstimos: Cuidado! Os bancos dominaram o Judiciário | Entendendo Direito

Por Hélio Fialho
VIA

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, leitores. Eu sempre agradeço por vocês estarem aqui, sem vocês, esse lugar não tem sentido.

Brevemente, se for sua primeira vez aqui, saiba que trataremos o direito do dia-a-dia, com palavras simples. Se você é um operador do direito e espera ver aqui palavras técnicas que só eu e você entendemos, não leve a mal, mas esse texto não é para você.

O poder do sistema financeiro nacional, hoje, é o segundo maior poder no Brasil, já foi maior até que a Presidência da Republica, mas hoje ela é maior que o sistema financeiro nacional.

O sistema financeiro nacional são as instituições que podem cobrar por lei os juros acima do permitido pela lei de usura, podem cobrar juros sem serem considerados agiotas.

Isso quer dizer que se eu e você quisermos emprestar dinheiro, não poderemos cobrar taxas acima do juro legal, que é de 12 % ao ano, permitido uma capitalização sobre o juro a cada ano, ou seja, por lei eu e você só podemos emprestar dinheiro se for para perder renda.

Imagem: emprestimoOs bancos são instituições importantíssimas para a saúde econômica de um país, os banqueiros são vencedores que foram perseguidos e injustiçados em todo o mundo, por centenas de anos. Mas, no brasil como o vírus da corrupção contamina quase tudo, o sistema bancário foi corroído e temos apenas quatro grandes bancos que respondem com 80% de todo o crédito que circula no país.

Onde tem pouca concorrência, as instituições estipulam o preço que quiserem para seu produto, principalmente um produto cobiçado como é o dinheiro.

Mas qual é o produto principal do banco, qual  a sua principal mercadoria ?
Isso mesmo no Brasil os bancos tem como principal missão guardar o seu dinheiro, pagando um aluguel baixíssimo por ele, muitas vezes cobrando para guardar seu dinheiro, e emprestando a valores elevadíssimos.

Agora, vem aqui o nosso conselho para as pessoas que ainda não estão endividadas. Cuidado! A partir do próximo mês, todos os indicadores da economia apontam que os bancos vão voltar a emprestar dinheiro, porque o governo que também pega emprestado, não está pagando muito bem pelo dinheiro que pega.

Isso quer dizer que os bancos vão precisar emprestar dinheiro para alguém, e esse alguém é você, primeiro o funcionário publico e os aposentados, através da modalidade de crédito consignado, e depois para pessoas como eu e você.

Entenda que esse dinheiro pode mudar a sua vida completamente para melhor ou para pior, se é para comprar bens de consumo, ou para pagar outras dividas recomendo sinceramente que não os pegue, porque a taxa média de juros no Brasil é altíssima, esta hoje em 37,7% ao ano.

Os empréstimos via rotativos como é o cheque especial e o cartão de crédito são a própria morte em vida com juros de 315,6% ao ano.

Tudo bem, mas onde entra o Judiciário nisso?

O judiciário é composto basicamente quando falamos dos seus membros mais poderosos, os juízes, de pessoas extremamente cultas e alienadas a situação comezinha da vida social.

Note, quantas vezes você vê um juiz em eventos sociais, tomando um sorvete com seus filhos ou algo desse tipo ?
Devido a profissão eles são isolados do contato social, para tentarem se manter sem favorecer ninguém quase não têm amigos, uma vida triste.

Os bancos perceberam algumas fraquezas psicológicas nos juízes e começaram a atacar isso com forte campanha de loby, ameaçando os juízes no que eles mais amam que é a justiça da sua decisão e suas consequências.

Juízes normalmente podem ser mais facilmente enganados quando se trata de duas coisas, matemática e medicina, já vi sentenças horríveis quando se trata de banco e erro médico, justamente porque o juiz não compreende aquilo que está julgando.

O que eu quero dizer com isso, é que se você se endividar o judiciário não vai lhe ajudar, porque os bancos convenceram os juízes que taxa de juros não se mexe, se estiver dentro da média do mercado, não importa se o mercado não sabe explicar porque o juro é tão caro ou o mais caro do mundo, esta dentro da média é “legal”  e não abusivo.

Sua única chance será rolar a dívida através de uma ação revisional que fará com que as parcelas fiquem com o valor menor, mas você demorará mais para pagar e com isso correndo os juros serão, ao final os valores serão maiores ainda.

Havia uma tese que poderia ter fortalecido os devedores, que é a limitação de 30%  da renda para pagar dívidas, mas o Tribunal de Mato Grosso acabou de dar mostras que não vai aplicar essa tese, a não ser para credito consignado.

Cuidado, se endividar no Brasil através de empréstimos é tão perigoso quanto “mamar em onça”, e nem mesmo o Judiciário poderá lhe ajudar, porque os juízes foram convencidos que mexer na taxa de juros de um contrato quebraria o Brasil.

Relacionadas

Familiares procuram homem de 59 anos que foi visto pela última vez entre Costa Rica e Alto Taquari

A família de Romão Ferreira de Araújo, de 59 anos, procura pelo homem que está desaparecido desde o último domingo (24). Segundo informações, ele...

PM resgata duas pessoas e prende quatro por trabalho análogo à escravidão e crime ambiental

Quatro pessoas foram presas, na sexta-feira (22), por policiais militares do 11º Batalhão, suspeitos por trabalho análogo à escravidão, maus-tratos, ameaça e crime ambiental,...

Gefron apreende 79 tabletes de pasta base de cocaína em compartimento falso de veículo e prende motorista

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) prendeu um motorista com 79 tabletes de pasta base de cocaína, na última quarta-feira (27), na Comunidade Limão,...

Homem é morto a tiros após tentar separar briga em reunião de família

Um homem de 37 anos, identificado como José da Conceição Bezerra Filho, morreu na noite do último domingo (24) após uma reunião familiar no...

PM prende quatro suspeitos de sequestro e homicídio e apreende explosivos

A Polícia Militar prendeu, nesta segunda-feira (25), no município de Sorriso, quatro membros de uma facção criminosa suspeitos pelo homicídio de David Mellos de...

Polícia Civil cumpre mandados e prende envolvido em roubos e furtos de veículos em Barra do Garças

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Barra do Garças, deflagrou a Operação Área Segura, com o cumprimento...

PC desarticula ponto de venda de entorpecentes e prende traficante com 76 porções de drogas

Um traficante foi preso e drogas apreendidas pela Polícia Civil em uma casa, na cidade de Guarantã do Norte-MT, usada como ponto de venda...

Irmãos envolvidos em homicídio são presos em flagrante após força-tarefa policial

Dois irmãos, autores de um homicídio ocorrido na noite de sábado (23), em Comodoro-MT, foram presos em flagrante horas depois em diligências conjuntas das...

Operação Lei Seca prende dez condutores alcoolizados e remove 41 veículos

A Operação Lei Seca, realizada simultaneamente em dois trechos da avenida Archimedes Pereira Lima, em Cuiabá-MT, na madrugada deste domingo (24), terminou com a...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas