A comercialização da pluma de algodão em Mato Grosso (MT) para a safra 17/18 avançou apenas 0,13 ponto percentual no mês de janeiro, alcançando 90,34% do total da produção estimada. As informações foram divulgadas pelo instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Com isso, a comercialização da safra ficou 4,48 p.p. atrás em comparação ao mesmo período da safra 16/17. O menor volume negociado se deu, principalmente, pela baixa procura por lotes no mercado disponível.

Por outro lado, o preço médio negociado avançou 0,32%, finalizando o mês com média de R$ 101,01/@. Já em relação à safra 18/19, a comercialização de pluma apresentou um avanço mensal de apenas 0,13 p.p., alcançando 66,70% da produção, a um preço médio de R$ 99,47/@, tendo em vista que o mercado futuro do algodão andou de lado em janeiro.

Dessa forma, a comercialização da safra ficou 1,39 p.p. atrás do que foi visto ano passado. Esse cenário vem ao encontro da desvalorização do basis futuro e das cotações de NY, deixando assim os preços menos atrativos para vendas de novos lotes em MT.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.