O Ministério Público do Estado de Mato Grosso promoveu em Sorriso, município distante 398 Km de Cuiabá, audiência pública para apresentação do projeto “Liga da Saúde”, que tem como enfoque prevenir e combater a obesidade infantil entre os alunos da rede pública e privada de ensino, além de estimular a alimentação saudável e o aleitamento materno. A audiência pública ocorreu na terça-feira (05/02) e reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade.

De acordo com o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, coordenador do projeto, durante todo o ano serão realizadas palestras, rodas de conversa, visitas às unidades de ensino, teatro infantil, reuniões, audiências públicas e distribuição de cartilhas informativas sobre o tema.

Além das ações de sensibilização, o projeto também prevê atendimento psicológico e orientativo às crianças e familiares. Segundo ele, o MPMT já começou a realizar um levantamento sobre os cardápios usados pelas escolas para distribuição de merenda escolar; sobre os alimentos e bebidas que estão sendo comercializados nas cantinas; e também se o tema alimentação saudável está sendo trabalho nas unidades de ensino.

Leia também:  Suspeito de matar idoso em bar é preso em Alta Floresta

A expectativa é de que até o final do ano os casos de obesidade infantil em Sorriso sejam reduzidos em ao menos 30%. Para a execução do projeto, o MPMT conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, de professores, pedagogos, diretores de escolas, assessoria pedagógica da Seduc, dos membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, alunos, associações de moradores e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam a existência de 124 milhões de crianças e adolescentes obesos no mundo. No Brasil, uma a cada três crianças está com sobrepeso. Os dados são preocupantes e levaram o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a recomendar a priorização de ações de prevenção e combate da obesidade infantil e promoção da alimentação saudável e do aleitamento materno.

Leia também:  Prisão e pensão alimentícia | Entendendo Direito

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.