Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Qual a melhor banana para emagrecer?
DIETA

Qual a melhor banana para emagrecer?

Por Ana Toledo | Vix
VIA

Imagem: banana
Foto: reprodução

Se você inclui banana na dieta para emagrecer, é preciso ter cuidado para não acabar sabotando o regime. Isso pode acontecer se não consumir a fruta da maneira certa, já que ela pode ser muito calórica. Para fugir do problema, é essencial conhecer os diferentes tipos de banana e saber identificar qual é o mais indicado para emagrecer.

Calorias da banana
Banana maçã é a menos calórica e que possui mais fibras alimentares.

Entre os principais tipos de banana estão a nanica, prata, maçã, ouro e banana-da-terra. A nutricionista Paola Moreira compara levando em consideração 100 g de cada alimento.

Banana-da-terra – 128 calorias e 1,5 g de fibras.

Banana ouro – 112 calorias e 2 g de fibras.

Banana prata – 98 calorias e 2 g de fibras.

Melhor banana para emagrecer
Levando em conta as calorias e a quantidade de fibra alimentar presente em cada tipo de banana, é possível identificar a banana maçã como a melhor para a dieta. A indicação da profissional é para investir na fruta com moderação nos intervalos das refeições, para promover sensação de saciedade e evitar a fome. É possível consumir em vitaminas ou amassada com aveia.

Outra boa opção para quem está de dieta é consumir a banana ainda verde, que possui maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão. O consumo regular da farinha ou biomassa de banana verde tira a fome, diminui o acúmulo de gordura corporal e auxilia a prevenção de doenças do coração.

Apesar de ser uma fruta calórica, todos os tipos de banana podem ajudar na dieta

Benefícios
Apesar de conter um valor calórico relativamente alto, a banana traz inúmeros benefícios à saúde e ao corpo. É considerada um superalimento por ser rica em carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Tem grande concentração de potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B, além de fibra alimentar e compostos fenólicos.

Entre os benefícios da banana, independente do tipo, a fruta previne o envelhecimento precoce, fornece energia para prática de atividades físicas, evita a fadiga muscular durante o treino, dá sensação de prazer e bem-estar, melhora a insônia, auxilia na redução do estresse e da irritabilidade e alivia a tensão pré-menstrual, regula o intestino e o sistema circulatório, equilibra as funções cerebrais e protege os ossos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas