Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Stress no sistema imunitário facilita o aparecimento de câncer
ESPECIALISTA

Stress no sistema imunitário facilita o aparecimento de câncer

Por Dra. Ivone Mirpuri
VIA

Imagem: SAUDE ALIMENTOS
Foto: reprodução

Comer mal stressa o sistema imunitário e facilita o aparecimento da doença oncológica. Alimentação, sistema imunitário e tumores estão, pois, relacionados. Estimamos que a genética seja responsável por cerca de 10% dos casos de tumores, sendo a epigenética, ou seja, tudo o que fazemos no nosso ambiente, a grande responsável pelo desenvolvimento da patologia. A genética pode preparar a arma, mas somos nós que disparamos o gatilho. Todos temos de ter esta consciência: o nosso corpo é aquilo que nós comemos. Já Hipócrates, há mais de 2000 anos, tinha esta visão, tão fácil de perceber, mas aparentemente tão difícil de ser respeitada e lembrada na hora da refeição.

Stress agudo ou crónico – e relembro que o stress não é apenas emocional e devido a fatores psicossociais, mas também físico (por exemplo, exercícios físicos violentos e radiações) e químico (por exemplo, a pílula anticoncecional) – vai favorecer o aparecimento da doença.

É sobejamente sabido, para quem estuda um pouco, que o sistema imunitário segrega péptidos precursores de neurotransmissores, e que as células tumorais e o stress, por ação nas células imunitárias, levam ao bloqueio de células defensoras na resposta imunitária, como os linfócitos NK (natural killer).

Esta resposta é muito individual, pois as pessoas reagem ao mesmo acontecimento com formas diferentes de stress, tendo isto tudo a ver com modulação comportamental desenvolvida desde a vida intrauterina e, sobretudo, nos primeiros anos de vida, para além das experiências mais marcantes ao longo da vida.

A verdade é que todas as situações de stress ao nosso corpo, quer emocionais, físicas ou químicas, fazem com que as nossas glândulas suprarrenais segreguem mais cortisol e catecolaminas, ou seja, estimulem o nosso sistema nervoso chamado “simpático”. Estas hormonas inibem os glóbulos brancos, involuem o timo, levando a uma supressão do sistema imunitário e deixando o indivíduo mais suscetível às infeções e tumores. Cortisol alto aumenta o fator de crescimento tumoral (TGF) e inibe os macrófagos, as células defensoras que tentam destruir as células cancerosas que diariamente se formam no organismo, inibindo, ainda, outras células do sistema imunitário.

Temos, pois, de compreender, que o nosso sistema imunitário funciona melhor em meio “parassimpático”, que estimulamos durante os períodos de sono, descanso, relaxamento e meditação.

Daí que a importância do sono e da sua qualidade seja fundamental e a primeira situação a corrigir em qualquer paciente, não sendo lícita a utilização imediata de hipnóticos, ansiolíticos ou anti depressivos, que podem acarretar problemas futuros.

*Dra. Ivone Mirpuri, Médica Patologista Clínica; Especialista em Medicina Antienvelhecimento, pela World Society of Anti-Aging Medicine; Especialista em Hormonologia, pela International Hormone Society; Certificação em Medicina Antienvelhecimento, pelo Cenegenics, Nevada University, USA

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas