Agora MT Destaques 6 dicas para você produzir seus próprios vídeos e fazer sucesso nas...
DESTAQUES

6 dicas para você produzir seus próprios vídeos e fazer sucesso nas redes sociais

FONTE
VIA

Nos últimos anos o mundo digital passou por grandes transformações. As pessoas estão abandonando dispositivos tradicionais, como computadores e notebooks, e aderindo de vez aos smartphones e tablets. Essas mudanças revolucionaram a maneira como acessamos informação e o marketing de vídeo virou o grande negócio do momento.

Estimativas indicam que, até 2020, o consumo de vídeos seja responsável por 84% de todo o tráfego de internet no mundo. Além disso, 92% dos usuários de dispositivos móveis compartilham vídeos ativamente com seus amigos. E não para por aí: mais de 60% dos profissionais de marketing e proprietários de pequenas empresas disseram que investiram mais em marketing de vídeo em 2017.

Imagem: outz 12Mas o que explica todo o sucesso desse formato de conteúdo? 

O vídeo é capaz de oferecer uma experiência bastante rica e sensorial para a audiência. Ele também consegue despertar emoções no público com facilidade, algo quase impossível de alcançar apenas com conteúdos em texto. E, acima de tudo, é ideal para dispositivos móveis, já que se adapta a todos os formatos de tela.

Okay!!! Você já se convenceu de que o vídeo é o conteúdo ideal para uma estratégia de marketing digital. Mas produzir vídeos ainda é muito caro, correto?

Errado! Mesmo com um orçamento limitado, ainda é possível investir em marketing de vídeo. Quer descobrir como? Então confira cinco dicas que separamos para você começar.

1. Tenha os seus próprios equipamentos

Pode ser estranho nós sugerirmos que você adquira equipamentos quando o objetivo é gastar pouco. Mas essa é uma boa iniciativa para não ter gastos futuros. Se você tem interesse em investir em marketing de vídeo e produzir conteúdos com frequência, será necessário ter os próprios equipamentos de gravação para não gastar com terceirização da produção e do material.

Porém, se no momento o orçamento da sua empresa não permite gastar com câmeras de mais qualidade, a melhor opção é usar um smartphone. Atualmente, existem modelos com câmeras excelentes, capazes de rivalizar em qualidade com algumas filmadoras mais baratas.

2. Sempre planeje antes de gravar

Em qualquer estratégia de marketing, o planejamento é essencial para ter sucesso com as ações. E com o marketing de vídeo não seria diferente. Nunca, em hipótese alguma, comece a gravar sem antes planejar o que será feito, do início ao fim.

Defina um objetivo claro com a sua estratégia de vídeo, estabeleça metas a serem cumpridas, construa um roteiro e monte um cronograma com todas as etapas de produção do seu conteúdo.

Sabendo com antecedência o que fazer em cada etapa, você evita a regravação de cenas e economiza tempo e dinheiro.

3. Grave depoimentos dos seus clientes em vídeo

Os depoimentos em vídeo podem ser mais poderosos do que você imagina. Esse tipo de conteúdo transmite confiança e autoridade ao espectador com mais eficiência do que um texto. Alguns depoimentos em vídeo de clientes reais na página da sua marca ou produto podem ajudar a melhorar conversões.

Felizmente, os usuários são muito mais abertos em relação à qualidade do vídeo quando se trata de um depoimento. Na verdade, um conteúdo desse tipo excepcionalmente bem produzido pode até parecer menos confiável, dando a impressão de ter sido ensaiado e gravado várias vezes.

A dica aqui é pedir para que os próprios clientes façam um vídeo de uma forma bem espontânea e natural, contando suas experiências com seu produto e/ou serviço. O vídeo pode até ser gravado com a câmera de um telefone celular. Obviamente, quanto maior a qualidade do conteúdo, melhor. Mas o objetivo depoimento em vídeo é mostrar pessoas reais, dizendo a verdade sobre a sua empresa.

4. Invista em apps e faça você mesmo a edição dos vídeos

Softwares profissionais são caros e difíceis de utilizar quando não temos um conhecimento muito profundo sobre o tema. Uma opção alternativa (e barata) é usar aplicativos de celular, como o VídeoShow, disponível tanto para Android quando para iOS. O bom e velho MovieMaker também entra nessa lista, pois é um programa simples e intuitivo, capaz de garantir bons resultados. Outro app interessante é o VivaVideo, uma excelente ferramenta para usuários de aparelhos Android.

A maioria desses programas oferece uma opção paga para que você retire a logomarca do aplicativo e dê um caráter ainda mais profissionais para os seus vídeos.

Agora, se a ideia é inserir algumas animações nos eu vídeo, recomendamos o app AniMaker. Mas atenção: a versão gratuita só permite criar vídeos com até dois minutos de duração.

5. Faça transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo, ou livestream, são a febre do momento e você pode incluir esse tipo de conteúdo em sua estratégia de marketing de vídeo sem gastar muito. Basta ter um computador com acesso à internet, uma câmera (uma webcam ou um smartphone bastam para começar) e um microfone.

Esse tipo de conteúdo é ótimo para divulgar novos produtos, realizar seminários online e videoaulas. E como as transmissões ao vivo permitem a interação dos espectadores, é uma ótima maneira de estreitar a relação com o seu público sem investir em equipamentos de gravação ou softwares de edição mais caros.

E é muito fácil realizar uma live, já que diversas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, contam com ferramentas para transmissões ao vivo. E o melhor: gratuitas.

6. Dica extra: aproveite a luz natural em seus vídeos

Um dos elementos que mais interferem na qualidade da imagem de um vídeo é a luz. Se a iluminação não for adequada, o vídeo pode ficar escuro demais e com um aspecto granulado, cheio de ruído. E uma imagem ruim pode prejudicar a compreensão da sua mensagem e dar a impressão de amadorismo.

Existem equipamentos de iluminação de estúdio que resolvem esse problema, mas como a intenção é produzir conteúdos de baixo orçamento, o ideal é aproveitar a luz natural.

Grave os seus vídeos em ambientes com muitas janelas e em dias ensolarados. Se possível, use locações externas, como praças, parques ou jardins. Para obter a melhor luz possível, opte por filmar durante as primeiras horas do dia, entre 7 e 8 horas, ou no fim da tarde, entre 16 e 17 horas. Nesses horários, a luz é mais suave e não produz sombras muito fortes.

Conclusão

Produzir vídeos é uma excelente estratégia de divulgação e a sua marca só tem a ganhar com o marketing de vídeo. E, ao contrário do que parece, não é necessário gastar com equipamentos ou softwares caros. É possível criar conteúdos incríveis com baixo orçamento.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre marketing e como implementá-lo em sua empresa? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro das nossas postagens. Até mais! 

Silvana Marques – CEO

E-mail: silvana.marques@outz.com.br

Site: http://outz.com.br/marketeria/

 

Thiago Sperança – CEO

E-mail: thiago.speranca@outz.com.br

Site: http://outz.com.br/marketeria/

 

Relacionadas

Transferência de propriedade de veículos já pode ser realizada pelo aplicativo MT Cidadão

Proprietários de veículos registrados em Mato Grosso podem realizar a transferência de propriedade veicular de forma digital, usando o aplicativo MT Cidadão. O Governo...

Sine-MT disponibiliza mais de 2,3 mil vagas de emprego nesta semana

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), disponibiliza, nesta semana, 2.311...

Polícia Militar apreende adolescente em flagrante com tabletes de maconha

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Militar de Sinop por tráfico de drogas, na noite desta sexta-feira (15.03). Na...

Polícia Civil prende 2 homens por violência doméstica e sexual em Primavera do Leste

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso do município de Primavera do Leste, efetuou a prisão...

Cinco crianças são socorridas após micro-ônibus escolar tombar em rodovia

Cinco crianças ficaram feridas após um micro-ônibus escolar tombar na rodovia da BR-070 a cerca de  40 Km da cidade de Primavera do Leste-MT,...

Motociclista de 22 anos fica ferida após ser atingida por carro na Vila Operária

Uma jovem de 22 anos ficou ferida e foi socorrida pelo Samu após se envolver em um acidente no cruzamento da Presidente Costa e...

PC cumpre mandados para apurar possível recebimento indevido de verbas por funcionários públicos em MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Barra do Garças-MT, em parceria com o Poder Legislativo do município, deflagrou na manhã desta quinta-feira...

Proprietários de veículos em MT já podem indicar real infrator de forma online

Os proprietários de veículos em Mato Grosso passaram a ter mais comodidade e acessibilidade com a implantação de novos serviços online pelo Departamento Estadual...

Casal invade comércio, alarme dispara e homem foge deixando esposa para trás

Uma mulher de 38 anos foi presa pela Polícia Militar (PM) após invadir e tentar furtar um estabelecimento comercial, na madrugada desta sexta-feira (15),...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas