Imagem: 4d7992b5 4bcb 4295 b42e f1fd2c160f04
Crianças participam do projeto – Foto: você repórter

Cerca de 50 crianças participam do projeto ‘Água nossa de cada dia’ em uma escola na cidade de Guiratinga (a aproximadamente 220 Km de Rondonópolis). O trabalho busca apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.

“Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável”, ressalta uma das educadoras responsável pelo projeto, Bióloga e Pedagoga, Hayde Rosa dos Anjos Cruz Silva.

Imagem: 7d3cac21 4d84 4336 9641 824a4f2e0b8c
Materiais produzidos no projeto – Foto: você repórter

Conforme informações da pedagoga, o projeto consiste em valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza; conhecer o ciclo da água de forma lúdica e adequada para idade das crianças; conscientizar as crianças e comunidade escolar a importância de economizar água; conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.); conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares; perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente e em especial a água.

“Nosso desenvolvimento começou pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Como a água chega em nossas casas? Se alguém das turmas conhece um riacho, rio e lagoa; desenvolver atitudes de conservação e preservação da água. Ao decorrer da semana conforme a idade das crianças foi trabalhada, livro da historinha da água, painéis, palitoches com tema água, pinturas, recorte e colagem, montagem do ciclo da água, músicas e roda de conversa com o tema abordado, “ explica Hayde.

Imagem: 3ed233b7 08df 4c67 ae6b 4fa2581ebdc2
Materiais produzidos no projeto – Foto: você repórter

A educadora ainda reforça que é de suma importância a abordagem do tema na sala de água, para a consciência do uso adequado da água no ambiente e também a importância da água tanto para vida animal como para a vida vegetal.

Imagem: 2
Crianças participam do projeto – Foto: você repórter

“É importante que saibamos utilizá-la sem desperdício e sem polui-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados, “ conclui a pedagoga que se diz apaixonada pela educação.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.