Atualmente é praticamente impossível divulgar uma marca ou um produto sem contar com as redes sociais. Não importa se o seu negócio é uma loja física, ou um e-commerce, a presença na rede é fundamental.
Nesse cenário, o Instagram tem despontado como um excelente canal para divulgar produtos, se relacionar com clientes e vender. Entretanto, nos últimos meses, a rede social passou por diversas alterações no seu funcionamento.
Entender como as mudanças do Instagram afetam o seu funcionamento, e o que isso significa para as empresas, é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Por isso, no artigo de hoje, vamos saber mais sobre essas alterações e o que fazer para continuar tendo sucesso neste canal. Vamos nessa?
As principais mudanças do Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais populares, contando com mais de 800 milhões de usuários ativos por mês. Esses números atraíram a cobiça de Mark Zuckerberg, que comprou a rede social em 2012 em uma negociação milionária. E de lá para cá, muita coisa mudou no funcionamento do feed do aplicativo.
A maneira como a rede social “escolhe” quais as publicações serão exibidas para os usuários passou por inúmeras alterações. A mais recente, realizada no início deste ano, reduziu consideravelmente o alcance orgânico das publicações.
As imagens e vídeos do feed principal dos usuários pararam de exibir as publicações em ordem cronológica. Agora, estima-se que o algoritmo do Instagram mostre as publicações para apenas 10% dos seguidores.
É uma alteração bastante similar à realizada no Facebook há algum tempo e que também causou comoção entre os usuários. Agora, alcançar um grande número de curtidas e comentários de maneira orgânica ficou mais difícil.
Como isso afeta o seu negócio
Provavelmente você deve estar se perguntando qual o real impacto das mudanças do Instagram no seu negócio. Afinal, qualquer alteração no algoritmo das redes sociais afeta que tem nas redes sociais, o principal canal de promoção e vendas.
Com a redução para 10% no número de usuários impactados, empresas com perfis na rede apresentam um alcance orgânico menor. Isso significa que as fotos e vídeos aparecem menos no feed dos seguidores e, portanto, são menos vistos.
Como resultado dessas mudanças, o alcance, engajamento e consumo dos conteúdos dos perfis diminui. E com menos seguidores tendo acesso aos conteúdos, o número de vendas também é afetado negativamente.
Acredita-se que essas alterações foram implementadas para que os usuários se vissem obrigados a anunciar nessa plataforma. É um movimento similar ao feito pelo Facebook há algum tempo.
O que fazer para continuar tendo sucesso no Instagram
É claro que com essas mudanças a sua empresa não vai desaparecer do feed do seu público. Mas, a partir de agora, as suas estratégias de marketing digital precisam ser reformuladas.
Felizmente, não é preciso ficar refém das publicações pagas. Abaixo, separamos algumas práticas para você continuar a ter sucesso no Instagram:
Invista nos Stories
Desde o seu lançamento em 2016, o Instagram Stories (aquelas publicações que somem após 24 horas) se tornou uma das ferramentas mais populares da rede social. Por isso, nada melhor do que apostar nesse formato de conteúdo efêmero para se comunicar com seus seguidores. Aposte em conteúdos atraentes, divertidos e que chamem a atenção.
Em uma de suas últimas atualizações, o Instagram passou a permitir o destaque de algumas dessas publicações no perfil do usuário. Use esse recurso com criatividade, destacando as stories mais populares entre o seu público.
Engaje os seus seguidores
Com o alcance orgânico reduzido, é preciso aproveitar cada usuário impactado pelas suas publicações. Nesse sentido estabelecer uma relação mais íntima com o público é fundamental.
Procure encorajar os seguidores a curtirem e comentarem em suas publicações. E não se esqueça de responder rapidamente, e de maneira personalizada, a todos os comentários e mensagens dos usuários. Fazendo isso você não está apenas demonstrando interesse no usuário, mas aumentando a visibilidade das publicações.
Use hashtags relevantes
As famosas hashtags, aqueles termos iniciados pelo símbolo #, ajudam e muito a aumentar o alcance da sua marca no Instagram. Mas é preciso ter alguns cuidados na sua utilização.
Procure por termos ligados ao seu setor de atuação e que tenham relação com os interesses dos usuários. Assim as suas publicações terão mais chance de aparecem nos resultados de pesquisas.
E nada de exagerar nas hashtags. Embora o limite seja de 30 termos, utilize três ou quatro palavras-chave. Isso evita que os seguidores confundam o seu conteúdo com spam e deixa o visual muito mais agradável.
Produza conteúdo de qualidade
A principal dica, e que vale para qualquer tipo de canal, é produzir conteúdos de qualidade. Por isso é muito importante conhecer a fundo o seu público-alvo.
Procure saber quais são os seus interesses e desejos e como ele se comporta na rede. Com essas informações em mãos, ficará mais fácil produzir exatamente os conteúdos que ele quer consumir.
E quanto mais relevantes forem as suas postagens, maiores as chances de engajarem um número maior de seguidores!
A visibilidade dada pelas redes sociais, especialmente pelo Instagram, é fundamental para o sucesso de muitos negócios. Entretanto, as últimas mudanças do Instagram podem afetar negativamente a divulgação dos produtos e serviços. Felizmente, com as estratégias corretas, como as que sugerimos neste artigo, é possível minimizar os efeitos dessas alterações.
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