Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Poluição mata mais do que cigarro, revela estudo internacional
PESQUISA

Poluição mata mais do que cigarro, revela estudo internacional

Cientistas constatam que 8,8 milhões de pessoas morreram em apenas um ano, mais do que as 7 milhões de vítimas anuais do tabagismo

Da Redação
VIA

A poluição do ar mata mais pessoas do que o tabagismo, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira, dia 12, no “European Heart Journal”. Pesquisadores da Alemanha e do Chipre estimaram que, em 2015 — último ano com dados globais disponíveis —, a poluição causou 8,8 milhões de mortes. Isso é quase o dobro do que cientistas estimavam até então (4,5 milhões). Enquanto isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o cigarro mate cerca de 7 milhões de pessoas por ano no mundo.

Com esses dados em mãos, os cientistas pedem urgência nas ações globais para diminuir drasticamente a queima de combustíveis fósseis, grandes poluidores do ar.

— Quando usamos energia limpa e renovável, não estamos apenas cumprindo o Acordo de Paris para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Também estamos reduzindo as taxas de mortalidade relacionadas à poluição do ar em até 55% — diz o coautor da pesquisa, Jos Lelieveld, do Instituto Max-Plank de Química em Mainz, na Alemanha.

Em todo o mundo, segundo os cálucos de Lelieveld e de seus colegas, a poluição causou 120 mortes extras em cada 100 mil pessoas por ano. Em algumas partes da Europa, a taxa é ainda maior, de até 200 em cada 100 mil.

— Para colocar isso em perspectiva, isso significa que a poluição do ar causa mais mortes extras por ano do que o consumo de tabaco — disse Thomas Munzel, do Departamento de Cardiologia do Centro Médico Universitário de Mainz. — Fumar é evitável, mas a poluição do ar não é.

Os pesquisadores descobriram que na Europa — o foco principal da pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia — a poluição do ar causou 790 mil mortes, entre 40% e 80% delas por doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Tudo em decorrência de poluição.

— Como a maior parte do material particulado e outros poluentes atmosféricos na Europa vêm da queima de combustíveis fósseis, precisamos mudar para outras fontes de geração de energia com urgência — disse Munzel.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas