Agora MT Notícias Problemas comuns que afetam os cabelos e o que fazer para revertê-los
NOTíCIAS

Problemas comuns que afetam os cabelos e o que fazer para revertê-los

FONTE
VIA

Queda, descamação, oleosidade, frizz… as ameaças aos cabelos são muitas. Mas sem crise! SAÚDE listou setes problemas capilares pra lá de comuns no nosso país e ensina o que fazer para reverter a situação em cada um:

1) Queda

Essa é a principal queixa capilar nos consultórios. De acordo com a dermatologista Leila Bloch, de São Paulo, quando os fios caem além do normal por mais de três meses, é preciso marcar uma consulta para identificar a causa. “Pode ser um episódio de eflúvio. Nesse caso, o cabelo cresce de novo”, ensina.

Fatores como pós-parto, déficit de algum nutriente ou desbalanço hormonal estão entre os possíveis culpados pela perda. “Achando o motivo, buscamos resolvê-lo”, conta Leila.

Na calvície, a história muda. Como a origem do problema é genética, as medidas vão na linha de minimizar danos e atrasar o processo. Para isso, entram em cena loções, remédios, tratamentos à base de laser e até transplante capilar.

Doença nova na área

Os dermatos estão às voltas com um chabu recente: a alopecia frontal fibrosante. Ela tem acometido sobretudo as mulheres. Quando chega ao cabelo, deixando a testa enorme, já não há mais solução.

Por isso, se notar queda de fios das sobrancelhas, busque ajuda. É aí que o problema começa.

2) Descamação

A razão mais comum para o couro descamar, deixando a roupa cheia de plaquinhas brancas, atende pelo nome de dermatite seborreica – é a popular caspa. “Os homens têm mais propensão, já que o quadro está ligado a uma maior produção de sebo na área. E o hormônio masculino influencia nisso”, diz a dermatologista Aline Donati, da clínica DermaHair, em São Paulo.

A gordura extra serve de alimento para fungos que moram na cabeça. Eles degradam o óleo, liberando substâncias irritantes no couro. “Esse processo gera inflamação, que, por sua vez, leva à fabricação de mais gordura”, conta a dermato. Ou seja, é um ciclo sem fim.

Para dar pausa ao tormento, o primeiro passo é apostar em xampus anticaspa, próprios para combater o processo inflamatório e os micro-organismos. De acordo com a médica da DermaHair, como cada um age de forma diferente, o correto é eleger de dois a três e fazer rodízio.

Também evite banhos quentes, que contribuem para a oleosidade. Se necessário, o dermato receitará medicamentos.

3) Oleosidade

Alguns médicos estimam que 80% das pessoas têm algum grau de oleosidade no cabelo – pode ser leve, e nem incomodar, ou deixar o topo da cabeça brilhando de tanta gordura.

4) Frizz

Esse termo se refere àqueles fios quebradinhos que ficam arrepiados, deixando a cabeleira desalinhada. O dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), diz que procedimentos químicos e térmicos, como escovas progressivas, além de uso de chapinha, secador e tinturas, são os principais motivadores das quebras.

Segundo a tricologista Mabe Gouveia, da clínica Valéria Marcondes, em São Paulo, é possível disfarçar a desordem com o uso de um reparador de pontas. “O produto ajuda a fechar a cutícula, a camada externa e de proteção dos fios”, justifica. Mas tem que utilizar com bastante parcimônia – caso contrário, o cabelo fica empastelado.

Bola de neve

Para dar uma sossegada nos cabelos revoltos, tem quem lance mão de chapinha e secador. Mas saiba: esses aparelhos podem ocasionar a quebra de novos fios. É frizz que não acaba mais.

5) Quebra

Enquanto o frizz é observado mais no topo da cabeça, tem fio que vai se partir só lá para o meio do comprimento. De novo, procedimentos térmicos e químicos estão por trás do quebra-quebra. “Eles alteram a textura do fio, deixando-o mais poroso”, esclarece Mabe.

Mas, se no frizz é preciso cautela ao escolher o produto – senão o couro acaba castigado com oleosidade -, aqui já é possível apostar em itens considerados mais pesados. Dá, por exemplo, para realizar uma reconstrução com queratina, a proteína que compõe o fio de cabelo.

Para chegar à dose certa (e não deixar o cabelo duro), vale a pena procurar um profissional.

Cabelos ao alto

Seja para ir à academia, amenizar o calor, seja para apenas mudar o visual, costuma-se prender os fios. Só não force demais a barra – ou melhor, o elástico. O aperto facilita a quebra. Portanto, dê poucas voltas. E priorize acessórios de algodão, tecido menos agressivo.

 

Relacionadas

Polícia Militar apreende 103 porções de pasta base e prende suspeito por tráfico de drogas

Um homem de 49 anos foi preso no último sábado (23) com 100 porções de entorpecentes escondidos no telhado de uma residência, localizada na...

Mato Grosso | Pesquisa de preço do Procon constata variação de até 78,25% na caixa de bombom

O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou uma pesquisa de preços dos produtos da Páscoa em estabelecimentos comerciais...

Para evitar colisão com outro carro, motorista desvia e bate de frente com árvore

Um acidente grave foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (27) no bairro Vila Mineira, em Rondonópolis-MT. O condutor do veículo teve ferimentos...

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em quitinete

Um corpo em avançado estado de decomposição foi localizado em uma quitinete, na noite da última sexta-feira (22), no bairro Tarumã, em Tangará da...

Homem é executado com dezenas de tiros de fuzil

Um homem foi executado com mais de 80 disparos de fuzil em Santa Cruz, zona oeste do Rio. Samuel da Silva Cerqueira teria ligação...

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

PC desarticula ponto de venda de entorpecentes e prende traficante com 76 porções de drogas

Um traficante foi preso e drogas apreendidas pela Polícia Civil em uma casa, na cidade de Guarantã do Norte-MT, usada como ponto de venda...

PF deflagra operação nacional contra abuso sexual e cumpre dois mandados em Mato Grosso

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quarta-feira (27) uma grande operação nacional (de nome Share) com foco na identificação e prisão de abusadores de...

Docerias inovam com sabores criativos para vender mais nesta Páscoa

Com uma variedade de marcas e combinações de ovos de Páscoa disponíveis no mercado, empreendedores investem em sabores diferentes para atrair novos clientes e...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas