Agora MT Mundo Autoridades das Filipinas elevam para 16 o número de mortos em terremoto
MUNDO

Autoridades das Filipinas elevam para 16 o número de mortos em terremoto

Da redação com Uol
VIA

Imagem: terremoto deixa ao menos 11 mortos nas filipinas 1555993603840 v2 900x506
Terremoto deixa mortos em Filipinas – Imagem: Xinhua/Rouelle Umal

As autoridades das Filipinas afirmaram que subiu para 16 os mortos pelo terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter, que sacudiu na segunda-feira o norte do país, enquanto continuam os trabalhos de resgate de aproximadamente 30 pessoas presas no desabamento de um supermercado. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, um novo terremoto de magnitude 6,3 atingiu hoje o centro das Filipinas. Ainda não há informações sobre novas vítimas.

Dez das mortes foram registradas na província de Pampanga, no centro da ilha de Luzon, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Manila, onde o tremor também foi sentido intensamente.

A governadora de Pampanga, Lilia Pineda, confirmou nesta terça-feira à imprensa local a apuração dos números de vítimas e solicitou que o “estado de calamidade” na província fosse declarado o mais rápido possível “para ajudar rapidamente as famílias das vítimas e aqueles cujos imóveis sofreram danos”.

Na cidade de Porac, um supermercado de quatro andares afundou, onde, por enquanto, estão confirmadas cinco mortes e seis pessoas foram resgatadas com vidas, entre as 30 que acredita-se que seguem presas sob os escombros.

Em Porac, outras três pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra em suas casas; enquanto na cidade vizinha de Lubao – também em Pampanga – duas pessoas morreram, uma avó e sua neta de 7 anos, esmagadas quando uma parede de sua casa caiu sobre elas.
Na província de Zambales, onde se localizava o epicentro do terremoto, um menino de 6 anos que foi arrastado por uma avalanche de terras no município de San Marcelino também morreu.

Em Pampanga e Zambales houve sérios danos em estradas, pontes, ma linha férrea e no Aeroporto Internacional de Clark, que permanece fechado pois a torre de controle foi danificada.

Também parte da Igreja de Santa Catarina de Alexandria, localizada em Porac, com data do século XVII, desabou.

Hoje na capital Manila, as aulas estão suspensas, assim como o expediente nas repartições públicas para avaliação de possíveis danos e revisão dos alicerces dos edifícios.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas