Com chapa única inscrita na disputa pelo comando do Diretório Regional em Mato Grosso, o MDB reconduziu à presidência o deputado federal licenciado, Carlos Bezerra, neste sábado (06). A novidade é a eleição da deputada estadual, Janaína Riva, que ocupará a vice-presidência pelos próximos dois anos, consolidando sua liderança dentro da sigla, além de gerar grande expectativa de oxigenação nos quadros partidários. A homologação da Executiva Estadual deve ocorrer em cinco dias.

Com número eleitoral 15, esta é a 15ª vez que o partido conduz Bezerra ao maior cargo de liderança do partido dentro do Estado. Sobretudo, a ascensão partidária de Janaína sinaliza uma possível preparação sucessória. “Dos nossos quadros novos, ela é o mais proeminente. Ela tem condições de ser líder do partido futuramente, de ser prefeita de Cuiabá, de ser governadora do Estado. O partido possui uma expectativa muito grande em relação a ela. Hoje é a segunda pessoa mais importante no partido dentro do Estado”, analisou o parlamentar.

Também foram escolhidos novos membros titulares e suplentes do Diretório Regional, do Conselho de Ética e delegados à Convenção Nacional. Apesar de ter obtido uma votação menor nas urnas em 2018, o MDB é considerado pelos analistas políticos como um partido orgânico, detentor ainda da maior militância e capilaridade do Brasil. Em Mato Grosso, possui quatro deputados estaduais eleitos, dois federais, lidera 17 prefeituras, além de dezenas de cadeiras nas Câmaras Municipais.

Bezerra afirma que o projeto para 2020 é lançar candidatos majoritários na maioria dos 141 municípios mato-grossenses. Para tanto, tem feito um trabalho de organização para as disputas regionalizadas por meio de seus parlamentares estaduais e federais, visando definir e estruturar os Diretórios Municipais. “Política é isso, um trabalho de construção permanente. Não é de uma hora pra outra. Mas aos poucos a Janaina vem se transformando numa liderança sólida dentro do partido e da sociedade”, apontou Bezerra.

Imagem: Convenção Estadual do DR do MDB
Foto: Escolha do novo Diretório Regional do MDB em Mato Grosso.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.