Imagem: Casa dos Governadores
Foto: Residência dos Governadores.

Localizada na Rua Barão de Melgaço, mais precisamente no Centro de Cuiabá, a ‘Residência dos Governadores’ já hospedou figuras ilustres como o presidente Getúlio Vargas em sua visita à Cuiabá, em 06 de agosto de 1941. A casa oficial trouxe ar de modernidade à localidade, uma vez que foi a primeira a ter fogão a gás, piscina e adega na cidade. Inaugurada na década de 1940, serviu de morada a 14 governadores.

O primeiro deles a morar na residência foi Júlio Müller, seguido por Olegário Barros, Wladislau Garcia Gomes, José Marcelo Moreira, Arnaldo Estevão Figueiredo, Jari Gomes, Fernando Côrrea da Costa, João Ponce de Arruda, Pedro Pedrossian, José Fragelli, José Garcia Neto, Cássio Leite de Barros, Frederico Campos e Júlio José de Campos, último governante a morar na residência.

A ‘Residência dos Governadores’ esteve fechada ao público durante alguns anos e foi reaberta no ano passado, com funcionalidade museológica, abrigando uma exposição permanente de itens do antigo mobiliário, como pratarias e louças que pertenceram aos chefes de Estado. A casa possui quatro quartos, sala de jantar, sala de estar, cozinha, copa e um anexo que era usado como almoxarifado, além de um amplo jardim e grades que davam visão a quem passava pela rua.

O projeto da casa foi elaborado pelo arquiteto Humberto Kaulino, ao estilo neocolonial chamado de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia e outros estados conquistados ao México pelos Estados Unidos. São 569m2 de área construída, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1983. O Museu Residência dos Governadores fica aberto à visitação de terça-feira a sexta-feira, das 13h30 às 18h.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.