Mais de uma centena de enxadristas de cinco países e de 14 estados brasileiros e mais Distrito Federal competem no maior torneio da história do estado de Mato Grosso e um dos maiores torneios do país, o Aberto do Brasil STD Contaud 2019, que ocorre neste fim de semana, inicia na sexta-feira (31.05), às 13h30, e segue até domingo (02.06), às 19h, no Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá. E o público tem entrada gratuita para assistir aos jogos dos Grandes Mestres.

“É o maior torneio da história do estado, tanto na quantia de participantes quanto na maior premiação e no maior nível de força (nível técnico). Também é um dos maiores do país em premiação e em força. Temos 122 enxadristas, premiação de 22 mil reais e presença de 28 titulados, que são os mestres de xadrez. Esses mestres são determinados por critérios da Federação Internacional de Xadrez (FIDE)”, avalia o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Higor Carlos de Almeida.

O Aberto do Brasil STD Contaud 2019 conta com enxadristas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Acre, Paraíba, Amapá, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rondônia e ainda do Paraguai, Uruguai, Argentina e Estados Unidos. E, segundo o diretor do torneio, Cleiton Marino Santana, a competição vale duas vagas para a semifinal do 86° Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2019.

“Nosso objetivo é contribuir à melhoria do nível técnico do xadrez brasileiro e sul-americano, congregar a comunidade enxadrística mato-grossense, promover intercâmbio cultural e social, movimentar os rankings nacional e internacional e incentivar o turismo esportivo e cultural em Cuiabá. E temos a participação do melhor ranqueado do Brasil, também do atual campeão brasileiro e de um dos vinte melhores enxadristas da América”, comenta o diretor, Cleiton Santana.

Programação

Sexta-feira (31.05) – Abertura e Congresso Técnico (início às 13h30), primeira rodada de partidas (início às 14h) e segunda rodada (às 20h); Sábado (01.06) – Terceira rodada (às 14h), quarta rodada (20h); Domingo (02.06) – Quinta rodada (09h30), sexta rodada (15h) e encerramento e premiação (início às 19h). Mais informações estão disponíveis no site (https://www.novafmtx.com/) e no Facebook da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX).

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.