07 de fevereiro de 2021
Mais
    Capa Destaques Equipe do Cartório 2º Ofício de Rosário Oeste inicia projeto inovador para...

    Equipe do Cartório 2º Ofício de Rosário Oeste inicia projeto inovador para ações do Cartório Amigo

    Imagem: Rosário Oeste
    Rosário Oeste – Foto/Reprodução

    No dia 25 de abril foram iniciados os preparativos para o Cartório Amigo, que ocorrerá no dia 10 de agosto em todos os cartórios de Mato Grosso. Devido a isso, a titular do 2º Ofício de Rosário Oeste, Velenice Dias de Almeida e Lima, aproveitou para fortalecer o elo com a sociedade rosariense e, com o apoio da OAB 4ª Subseção, foi criado o projeto “Histórias que as crianças contam”, inovador para a cidade, a qual possui uma grande deficiência de apoio a literatura nas escolas municipais.


    O objetivo da iniciativa é entregar um livro para cada criança de todas as escolas do ensino básico do município para realizarem sua leitura e impactar as crianças com a seguinte pergunta: “Qual a mudança que esse livro trouxe em sua vida?”.


    O intuito é promover o despertar a novas formas de pensar e se comportar, aumentar o conceito de cidadania, melhorar as relações familiares e criar uma visão de futuro mais assertiva a essas crianças. Também faz parte do projeto um concurso de redação que será promovido pelo Cartório do 2º Ofício de Rosário Oeste e pela 4ª Subseção da OAB-MT, representada pela advogada Ana Luiza Antunes Gomes,
    cujo regulamento será encaminhado aos professores para ampla divulgação.

     

    “Acredito, sinceramente, que a melhor forma de empoderamento é a leitura. Não tenho como expressar em palavras meu sentimento de alegria e gratidão pela concretização desse sonho. A primeira ação foi entregar livros literários para cerca de 20 alunos da escola Arthur Borges, em comemoração ao Dia do Livro Infantil. Ali, já verificamos a alegria e o brilho nos olhos das crianças. Naquele momento, tivemos certeza que estávamos no caminho certo. Eles ficaram super felizes e já queriam começar a ler. Não queriam nem tirar foto”, disse Velenice Dias.


    De acordo com a advogada Ana Luiza, o projeto é resultado de inúmeras conversas com Velenice Dias, que sempre desejou fazer algo para motivar crianças e adolescentes para a leitura. “Nós da 4ª Subseção a convidamos para proferir palestra no dia da mulher sobre empoderamento e ela falou da importância da leitura na sua vida e na sua profissão. Pouco tempo depois, Velenice recebeu uma moção de aplausos pela Câmara Municipal de Rosário e o discurso legislativo concluíra assim: ‘Queriam que ela fosse do lar, mas ela ERA DO LER – Cora Coralina”. Não tive mais dúvida. Esse teria que ser o foco do nosso projeto”.


    Ela sugeriu que as crianças trocassem os livros quando terminassem de ler, onde todos teriam acesso a todas as histórias. “Com a leitura é possível você viajar o mundo todo e inclusive escolher a sua profissão para o futuro”, finalizou a advogada.


    As doações continuam pelas escolas de ensino básico e o concurso de redação está aberto para todos os alunos das escolas públicas de Rosário Oeste até o 9º ano. A premiação ocorrerá no dia do Cartório Amigo (10 de agosto), na praça central de Rosário Oeste.


    Se você deseja participar desta campanha com a doação de livros, basta entregá-los no Cartório do 2º Ofício e no escritório AG Advocacia, ambos na Rua Marechal Floriano Peixoto, Centro, Rosário Oeste.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS