E aí pessoal tranquilo? Bom, hoje vamos começar uma série de posts sobre métrica de dados com objetivo de oferecer ferramentas e métodos para que você possa medir o resultado de suas campanhas ou ações digitais.

Nesse primeiro post vamos usar uma ferramenta muito simples que pode ser bem útil no dia a dia, e o mais legal é que ela tem uma versão grátis, claro que ainda alçaremos voos mais altos com Google Analytics e com coleta de dados, mas esse primeiro passo já vai ser de grande ajuda em demandas de comunicação digital, principalmente para pequenas empresas e gabinetes parlamentares.

A ferramenta em questão é um encurtador de links o Bitly, que oferece métricas básicas sobre o alcance da sua postagem, além de claro encurtar o endereço do conteúdo oferecido a seus usuários.

O processo de utilização é muito simples mesmo, basta acessar o https://app.bitly.com . A primeira tela já oferece o botão para criar uma novo encurtamento e mostra os conteúdos disponíveis para análise.

Imagem: post 1

CRIANDO UM CONTEÚDO ENCURTADO E MENSURÁVEL

 

Imagem: poste 2Imagem: poste 3O primeiro passo é colocar no campo PAST LONG URL, o endereço do conteúdo que deseja compartilhar, pode ser o link de um vídeo postado no youtube, o endereço de um post disponibilizado no Facebook, Instagram ou mesmo o link de uma publicação do seu website.

Nesta etapa o que estamos fazendo é pegar um conteúdo que desejamos compartilhar por exemplo no whatsapp e encurtando o tamanho do endereço de acesso. Agora com a segunda janela que se abre após esta etapa, basta definir o título da campanha (para que seja possível identificá-la na lista de ações que fica do lado esquerdo da tela. No campo de baixo identificar o nome do endereço encurtado. Por padrão ele sempre oferece um link, porém é possível personalizar os caracteres após a /.

Imagem: poste 4Com o título da campanha e personalização do endereço final a ser compartilhado, podemos então utilizar o endereço que receberá a métrica de consumo.

COMPARTILHANDO O CONTEÚDO

Imagem: poste 5Agora basta copiar o endereço da “campanha”e colar no seu whatsapp.

Imagem: poste 6É importante fazer um texto de apresentação antes do link para ajudar na identificação do conteúdo. Após colar o link um resumo sobre o post será exibido, com imagem ou vídeo (quando disponível é claro)

A MÉTRICA

Imagem: poste 7Agora é só checar o tráfego no painel do Bitly e ver em que horários este conteúdo foi consumido, por quantas pessoas, quais origens de acesso desse material e etc.

Pessoal, o Bitly em sua versão grátis tem suas limitações é claro, porém é possível ter resultados em tempo real na distribuição de conteúdos nas mais diversas plataformas, o que nos oferece possibilidade de entender os melhores canais de distribuição, horários, conteúdos ou simplesmente testar a real relevância de um grupo de whatsapp.

Nos vemos no próximo post.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.