Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Suco de inhame cru ajuda no tratamento da dengue?
É FAKE

Suco de inhame cru ajuda no tratamento da dengue?

Apostar num tratamento caseiro, sem comprovação científica, pode ser perigoso

Da Redação
VIA

Circula na internet a informação de que tomar suco de inhame cru batido com água pode curar a dengue. A mais nova versão da promessa afirma que um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que o tubérculo elimina os sintomas da doença em apenas quatro horas.

Parece ótimo, né? Contudo, não há qualquer sinal dessa suposta pesquisa e, acima disso, inexistem provas da eficácia do inhame em combater a dengue. “O mundo todo busca um remédio capaz de matar os vírus que provocam a doença, mas ele infelizmente ainda não existe”, comenta a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo.

Apostar num tratamento caseiro, sem comprovação científica, pode ser perigoso. “As pessoas se seduzem por uma solução aparentemente milagrosa e deixam de dar o devido valor a uma infecção potencialmente fatal”, alerta a médica.

Além disso, esse tipo de automedicação não raro repercute no organismo. “É preciso tomar cuidado com chás e preparos caseiros, porque o fígado é um órgão que está inflamado em pessoas com dengue.

Uma planta aparentemente inofensiva pode fazer mal ao órgão nesse estado”, comenta Evaldo Stanislau, infectologista da diretoria da Sociedade Paulista de Infecto

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas