06 de fevereiro de 2021
Mais
    Capa Notícias Política Thiago Silva discute com governador e secretário nacional projetos para piscicultura
    ENCONTRO

    Thiago Silva discute com governador e secretário nacional projetos para piscicultura

    Imagem: Thiago Silva e governador
    Foto: assessoria

    O deputado Thiago Silva (MDB) participou na última sexta-feira (24) de uma reunião com o secretário nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior e com o governador Mauro Mendes, para discutir projetos de piscicultura para o Estado.

    O secretário foi apresentado ao governador pelo deputado. Na quinta-feira (23), Thiago e a comitiva de Jorge Seif Júnior foram à região de Manso conhecer alguns projetos do setor. Na reunião ainda participaram representantes do setor produtivo.

    O governador Mauro Mendes externou na reunião que o foco é aumentar a produção. Mato Grosso é o quarto produtor nacional produzindo 54 toneladas de peixe em projetos de piscicultura e a meta é ultrapassar São Paulo, que atualmente produz 130 toneladas e lidera a produção no país.

    Thiago Silva explicou que é preciso fomentar ainda mais a produção e indicou ao governador a inclusão do peixe, dentro do cardápio da merenda nas escolas do Estado, como uma forma de aumentar a produção.

    O secretário durante a reunião explicou que a Lei de Mato Grosso com relação à produção de peixe precisa de alterações para garantir uma melhor produção.
    Um dos termos é a autorização para a produção de peixes não nativos como é o caso da tilápia. A explicação é que as tilápias são peixes presa e não predadores e também não se reproduzem não causando danos ao meio ambiente, além de fácil comercialização.
    Mauro Mendes destacou que está trabalhando em um decreto que deve atender o pedido e que prevê a liberação da tilápia para a bacia do Paraguai.

    O governador ainda lembrou que a Bolívia, Mato Grosso do Sul e Paraná já tem produção regular de tilápias. Mauro ainda confirmou que no dia 26 de maio o decreto deve ser assinado e também vai lançar o programa que garante a Guia de Transporte de Animais on-line o que vai facilitar a comercialização de peixes, suínos e gado. O deputado durante a reunião defendeu a psicultura, como importante alternativa para diversificação da economia matogrossense. “Em razão do potencial natural de Mato Grosso, precisamos criar mecanismos para que a psicultura possa ser incentivada e consolidar como uma das principais fontes de geração de emprego e renda no Estado”, concluiu o parlamentar.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS