Agora MT Política Wellington defende ampliação da oferta para reduzir conta de luz aos consumidores
CONGRESSO NACIONAL

Wellington defende ampliação da oferta para reduzir conta de luz aos consumidores

Ao lado do senador Jayme Campos, senador denunciou “reserva de mercado” e cobrou calendário de vistoria às barragens de hidrelétricas em Mato Grosso

Da assessoria
VIA

Imagem: Wellegton Fagundes na comissão
Em pronunciamento, à bancada, senador Wellington Fagundes (PL-MT).
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A ampliação de oferta de energia foi defendida nesta terça-feira, 21, pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), como instrumento adicional para reduzir a conta de luz paga pelo consumidor. Ele participou nesta terça-feira, 21, da audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado, com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, e defendeu a mudança na legislação para evitar o que chamou de ‘reserva de mercado’ da energia.

Fagundes anunciou estudos para mudar o regime de exploração energética no Brasil. Atualmente, é feita em três graus: Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), com até 1 megawatt de potência instalada; Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), entre 1,1 e 30 megawatts; e Usina Hidrelétrica de Energia (UHE), com mais de 30 megas. Para cada uma, existe um tipo de burocracia.

“Precisamos mudar isso. Muitas vezes, o empreendedor deixa de explorar ao máximo a capacidade instalada daquela usina para não ter que incorrer em burocracias – frisou. Para as PCHs, por exemplo, é necessário apenas autorização, ao passo que, para a capacidade acima de 30, deve haver licitação para concessão.

Além disso, Fagundes ressaltou que a legislação precisa de ajuste, já que no mercado também existem empresas que recebem inúmeras concessões e não constroem as usinas hidrelétricas. “Isso, ao meu ver, é uma reserva de mercado. Alguém vai lá, banca a pesquisa, fica com a autorização e não constrói, evitando que outros o façam” – ele salientou.

André Pepitone explicou que o custo de energia no Centro-Oeste é mais elevado, tendo em vista o desafio de distribuir energia nesses locais, que concentram regiões de grande porte e exigem rede de transmissão extensa para atender um consumo per capita reduzido, o que contribui para potencializar o aumento tarifário. Ele afirmou que a desoneração da tarifa de energia elétrica exige a redução do custo de geração, corte nos subsídios e revisão dos tributos, que hoje respondem por 35% no preço da conta de luz.

O diretor-presidente da Aneel conclamou o Congresso Nacional a atuar no sentido de conter a escalada dos subsídios que acabam encarecendo a conta de luz, ao explicar que entre os itens que pesam na tarifa encontra-se o desconto dado ao consumidor rural e irrigação, de R$ 3 bilhões ao ano. Nóbrega defendeu alterações nas normas em vigor, mas afirmou que a Aneel não tem a pretensão de exercer a política tributária, de competência da União.

Segurança das Barragens – Membro da CPI de Brumadinho, o senador Wellington Fagundes insistiu, durante audiência, em discutir a questão da segurança das barragens. Ele cobrou informações sobre as bases usadas por Furnas para garantir a segurança em Manso, e questionou a existência de auditoria externa que comprove essa afirmação da empresa.

Ao lado do senador Jayme Campos, do Democratas, Fagundes também ressaltou a necessidade de um calendário de barragens, alvo de vistorias pela ANEEL em Mato Grosso, a ser cumprido  durante este ano. Também alertou para as eventuais providências a serem tomadas em relação às que não serão vistoriadas diretamente pela ANEEL.

“A agência não é responsável por fazer segurança da barragem, mas é órgão de regulação. Cobramos da empresa que realize plano de acordo com lei, com responsável técnico. A Aneel então vai abordar se o plano atende à legislação. A segurança da barragem é inerente ao setor ao qual ela se enquadra, elétrico, mineral ou nuclear” — explicou o dirigente.

 

Relacionadas

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

PL realiza ato de filiação em Rondonópolis e reúne apoiadores

O Partido Liberal (PL) realizou na última sexta-feira (22) um ato de filiação em Rondonópolis e reuniu apoiadores para a adesão de novos nomes...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas