Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho –, o projeto O Rio é Nosso vem coroar as mobilizações em prol desse grande bem que é a natureza. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), o projeto se propõe a somar forças para realizar a limpeza do Ribeirão Arareal e, a partir dessa ação, estimular nas pessoas a consciência de que elas são responsáveis pelo relacionamento entre homem e natureza.

Com concentração no próximo sábado (8), às 6 horas, no Parque Arareau, na Vila Cardoso, aproximadamente 650 voluntários de várias entidades da sociedade civil – que que vão compor a força-tarefa para a retirada dos materiais depositados indevidamente ao longo do ribeirão – terão um café da manhã e, em seguida, darão início às atividades.

Se, a cada ano, forem retirados menos entulhos do que no ano anterior durante a limpeza do Ribeirão Arareau, isso significa que o intuito de conscientizar as pessoas sobre sua preservação, evitando o depósito inadequado de detritos em seu leito, está sendo cumprido, conforme o secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis, João Fernando Copetti Boher.

Ele observa que o objetivo do O Rio é Nosso tem sido alcançado. “Esta será a sétima edição do projeto. Em 2015, quando foi lançado, retiramos cerca de 300 toneladas. Já em 2018 foram coletadas 22 toneladas”, comemora Copetti e continua: “Temos alcançado um resultado extremamente positivo. A cada edição retiramos menos quantidade de lixo do ribeirão, o que revela que, além do nosso esforço de limpeza surtir efeito, também estamos atingindo nosso propósito de educação ambiental, levando as pessoas a preservar a natureza”.

Divididos em equipes, os participantes irão atuar em um dos 18 trechos do Arareau, que tem uma extensão de 7,1 Km dentro do perímetro urbano do município, que vai do Anel Viário até a foz do Rio vermelho.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.