Imagem: Comissão de Educação inclusiva
Foto: assessoria

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto deve realizar, em breve, uma visita técnica ao Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), o foco é avaliar as condições de trabalho de local e as necessidade de investimentos futuro  para que a unidade seja referência em educação inclusiva.

A decisão da vista foi tomada pelo presidente da Comissão,  o deputado Thiago Silva, que comandou na quarta-feira (5) uma quarta reunião ordinária da comissão, que teve como foco de debates o tema “Educação Inclusiva”. A reunião contou com a participação dos deputados Wilson Santos, Valdir Barranco e Sebastião Rezende.

O presidente do Conselho Estadual de Defesa do Deficiente, Luiz Carlos  Grassi, destacou a necessidade de uma politica eficiente de educação inclusiva. “Temos que analisar que essa educação deve ser prioritariamente de qualidade”, disse.

Na reunião foi lembrado também a necessidade de um trabalho multidisciplinar envolvendo outras secretarias e o investimento também no desporto paralimpico  como forma também  de inclusão.  Gabrielle Andrade, da Associação Dislexia MT, argumentou de forma emocionada que se deve incluir a dislexia no plano estadual de educação. “Não podemos deixar que essas pessoas sejam excluídas e nossas escolas precisam estar preparadas para atender também”, completou.

A representante da secretaria de Educação, Rosa Maria Araújo Luzardo, explicou que o Governo do Estado está fazendo um levantamento sobre o problema, e que uma das estratégias será investir em educação continuada para garantir uma maior inclusão à educação especial. “Com esse levantamento teremos um diagnóstico preciso e passaremos a ter condições de realizar uma educação especial de qualidade”, disse.

Ela ainda argumentou que deve ser feito um grande investimento em educação continuada para atender a demanda em Mato Grosso.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.