A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT) registrou no mês de maio 3.579 reclamações. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.311 registros enquanto que no atendimento online, pela plataforma www.consumidor.gov.br, registrou-se 1.268 reclamações.
No Sindec, a área “Serviços Essenciais” segue na liderança do ranking com 1.244 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é “Energia Elétrica”, que fechou maio com 633 registros. Em relação à energia, o problema mais frequente é “cobrança indevida/abusiva”, com 528 reclamações.
Na sequência de assuntos, aparecem a área “Água/Esgoto”, com 339 registros, seguido de “Telefonia Celular”, com 181 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores, sendo “Água/esgoto” com 286 e “Telefonia Celular” com 102 reclamações de cobrança indevida.
O segundo lugar é ocupado pela área “Assuntos Financeiros”, que apresentou em maio 358 reclamações, sendo: 111 registros para o assunto “Financeira”, 96 para “Cartão de Crédito” e 67 para “Banco Comercial”.
A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 258 registros. No assunto “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” foram registradas 61 reclamações; “TV Por Assinatura” teve 39 e “Informática (Provedor de Acesso a Internet)” 21 registros.
Na quarta posição está a área “Produtos”, com 246 registros. Para o assunto “Acessório Para Vestuário” foram 23 reclamações; “Telefone (Convencional, Celular, Interfone)” 22; e “Vestuário” 16.
A área “alimentos” ocupa o quinto lugar do ranking com 118 reclamações. Em seguida aparece a área “saúde” com 42 registros. A sétima e última posição do ranking de maio é ocupada pela área “Habitação”, com 18 registros.
Atendimento Online
Na plataforma www.consumidor.gov.br o Procon-MT registrou 1.268 reclamações. A área ”Telecomunicações” lidera o ranking com 497 reclamações. Em segundo lugar estão ”Serviços Financeiros”, com 362 reclamações; e em terceiro, “Transportes”, com 123. Confira a lista:
Posição | Área | Nº de reclamações |
1º | ‘Telecomunicações’ | 497 |
2º | Serviços Financeiros | 362 |
3º | Transportes | 123 |
4º | Produtos de Telefonia e Informática | 108 |
5º | Demais serviços | 54 |
6º | Demais produtos | 49 |
7º | Produtos eletroeletronicos e eletrodomesticos | 45 |
8º | Turismo/Viagens | 15 |
9º | Saúde | 13 |
10º | Alimentos | 02 |
*As áreas “Educação”, “Habitação” e “Água, energia e Gás” não apresentaram registros no mês de maio.