13 de fevereiro de 2021
Mais
    Capa Entretenimento Saúde e Bem-estar Sai caro ser vegano? O que você precisa saber antes de se...
    SAÚDE

    Sai caro ser vegano? O que você precisa saber antes de se tornar um

    "Não é qualquer um que pode se tornar vegano, existem limites" diz especialista

    Deixar de comer qualquer alimento de origem animal é uma escolha que requer racionalidade, segundo médicos especialistas no assunto.

    Se feita sem acompanhamento e de maneira abrupta, a dieta vegana pode trazer problemas de saúde. Ao cortar proteínas de origem animal, a pessoa vai ter menos ferro, vitamina B12, zinco e selênio no organismo.

    Por isso, o veganismo não é recomendado de forma universal, explica o médico nutrólogo Daniel Magnoni, do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo.

    “Não é qualquer um que pode se tornar vegano, existem limites. Pessoas com mais de 80 anos, grávidas, pessoas com câncer e crianças não deveriam.”

    A falta dos nutrientes presentes em uma dieta que inclua alguma proteína animal, mesmo que leite e derivados ou ovos, pode provocar anemia, fraqueza, déficit de crescimento, dificuldade de ganhar massa muscular, queda da imunidade, entre outros problemas.

    “Tem de ser muito informado e com poder aquisitivo que permita comprar o que é mais importante. Além disso, a pessoa vai precisar de acompanhamento médico frequente, para saber se há deficiência decorrente da falta de proteína.”

    Alimentos veganos são geralmente mais caros e difíceis de encontrar, por isso a necessidade de ter um orçamento doméstico que comporte uma dieta equilibrada.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS