27 de outubro de 2020
Mais
    Capa Bastidores Delegado de MT assume presidência da Funai
    NOMEADO

    Delegado de MT assume presidência da Funai

    Xavier já foi chefe da Polícia Federal de Barra do Garças

    O delegado Marcelo Augusto Xavier, assumiu outra função e agora ele é presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). A nomeação foi assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), na última sexta-feira (19) . Xavier assume após a saída do general da reserva Franklimberg Ribeiro de Freitas, exonerado por pressão da bancada ruralista, em junho.

    Marcelo atuou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai, em 2016, como assessor da mesma frente parlamentar. A CPI foi criada para apurar supostas irregularidades cometidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Funai em processos de titulação de quilombos e de demarcação de Terras Indígenas, respectivamente. O relatório final propôs a revisão de demarcações – uma bandeira do governo Bolsonaro.

    Marcelo Xavier conta com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária.  Antes, ele estava atuando como assessor especial de Nabhan Garcia, presidente licenciado da União Democrática Ruralista (UDR) e atual secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura. Nabhan é o maior inimigo das demarcações de Terras Indígenas dentro do governo. Xavier também já foi chefe da Polícia Federal de Barra do Garças – MT, entre 2012 e 2017.

     

     

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS