Agora MT Brasil Garoto cria sistema de energia após irmã morrer em incêndio por vela
BRASIL

Garoto cria sistema de energia após irmã morrer em incêndio por vela

Da redação com Só nóticia Boa
VIA

Imagem: Um adolescente de 13 anos criou um sistema de energia
Um adolescente de 13 anos criou um sistema de energia – Foto: Site Região News

Um adolescente de 13 anos criou um sistema de energia para abastecer barracos, depois que a irmã dele morreu num incêndio causado por uma vela, em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.

A história é parecida com a do filme “O Menino que Descobriu o Vento”. A diferença é que Rogério Gonçalves, conhecido como o “Gênio da Lâmpada”, é Brasileiro e vive no assentamento Jatobá, a 71 km de Campo Grande.

Dos 185 barracos onde vivem as famílias, 8 deles possuem luz elétrica por meio de um sistema que o garoto criou com placas de rádio e bateria de celular.

A ideia de não deixar as famílias na escuridão, surgiu após a irmã mais velha morrer queimada aos dois anos de idade em um incêndio causado por uma vela no barraco que a família morava, em Nioaque, no MS.

“Essa tragédia na minha família me impulsionou a criar esse sistema de energia, não só pela minha irmã que morreu, mas também para a segurança de outros barracos. Eu disse para minha mãe que iria fazer uma luz para a gente e consegui cumprir o que prometi,” relembra.

O sistema

O sistema que ilumina os barracos no assentamento foi feito com uma placa fotovoltaica, um emissor de energia conhecido como “diodo”, uma bateria de celular e uma lâmpada.

Na montagem, Rogério explica que o diodo impede a carga de voltar para a placa e assim ela não esquenta, evitando qualquer tipo de incêndio.

O menino começou a mexer com eletricidade aos 5 anos, por curiosidade.

Ele criou chaves com raios de aros de bicicletas e assim podia montar e desmontar tudo que encontrava.

“Peguei um celular e uma vez o desmontei várias vezes para saber se realmente saberia montá-lo. Para a minha surpresa, depois de deixar como estava, vi que funcionava perfeitamente e aí fui progredindo em outras coisas” relembra.

De acordo com o estudante, do 7º ano, depois desse teste, conseguiu evoluir nas criações e adaptações para ajudar não só sua família, mas também facilitar a vida de outras pessoas.

Empreendedor

Rogério criou por meio de aparelhos que encontrou na rua uma caixa amplificadora e adaptou em sua bicicleta. Ele grava áudios, como uma espécie de propaganda e sai pelas ruas da cidade anunciando produtos de empresas.

“Eu usei um som de carro que estava quebrado, peças de um guarda-roupa e coloquei em uma caixa de hortifruti. O áudio é amplificado via bluetooth. Ganhei um GPS quebrado da minha professora, consertei e agora ele serve como prova para os clientes do quanto andei, por onde andei e quanto tempo parei. Cada hora que anuncio os produtos das empresas, cobro um valor de R$ 10 reais.”

Segundo Rogério, as ideias para invenções não param: a próxima é criar uma bicicleta cujas rodas possam gerar energia para movimentá-la.

Na área de estudo, quer investir em tecnologia, para ajudar a facilitar a vida das pessoas “desde que seja de forma consciente e sustentável”.

Sucesso

A história do rapaz começou a fazer sucesso nas redes sociais após uma postagem do empresário Diego Pavei, que o levou para participar de uma reunião com 200 empresários na capital de MS.

“Eu achei fantástica a ideia dele. Logo pensei em conhecê-lo e fui ver se ele fazia aquilo porque era obrigado ou se era de iniciativa própria. Quando descobri o que ele criava, eu realmente vi que esse rapaz é um prodígio”, explica.

A mãe de Rogério espera que o filho consiga fazer cursos para aumentar o conhecimento dele.

“Ele criou tudo isso aqui. Um curso para ajudar a desenvolver essa parte que ele gosta, o ajudaria muito a crescer como profissional”, disse a mãe Valdirene Gonçalves, de 41 anos.

Relacionadas

Mauro Cid é preso após prestar depoimento sobre áudio criticando Moraes e Polícia Federal

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, foi preso nesta sexta-feira (22) após prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre...

Governo prevê queda no preço dos alimentos no primeiro semestre, diz ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (20) que a área econômica do governo federal prevê deflação no preço dos...

Educação Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Estudantes do ensino médio da rede pública nascidos março e abril recebem nesta quarta-feira (27) a primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Justiça Federal em Santos determina a prisão imediata do ex-jogador Robinho

A 5ª Vara Federal de Santos determinou nesta quinta-feira (21) a prisão do ex-jogador Robinho depois de decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça)...

Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico

Termina no dia 31 de março o prazo para a realização do exame toxicológico dos motoristas das categorias C, D e E que têm...

Falta de acesso à água potável atinge 33 milhões de pessoas no Brasil

No Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável, segundo dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. O dado chama...

Em um ano, patrimônio de mulher de delegado investigado por morte de Marielle cresceu 1.444%

O relatório da Polícia Federal sobre as mortes da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes mostraram que Érika Andrade de Almeida Araújo,...

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

O Ministério da Saúde contabiliza mais de 2 milhões de casos de dengue no Brasil em 2024. Do total de 2.010.896 casos prováveis, 682...

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 306.111 empregos com carteira assinada, resultado de 2.249.070 admissões e de 1.942.959 desligamentos....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas